É cada vez mais notável o desinteresse dos alunos na sala de aula, assim como a abnegação dos alunos nas aulas, em especial na disciplina de Matemática. Percebe-se que há um maior desinteresse nessa disciplina a partir das séries iniciais do Ensino Fundamental e Médio. Objetivou-se com este estudo incentivar os alunos para estudo dos conteúdos de Matemática, além de um momento de competição por resultados provocando a interação, descobrindo talentos, ou seja, promovendo valorização e divulgação do conhecimento. Na proposta realizada com 16 turmas do Ensino Fundamental e Médio, entre os meses de março e abril de 2013, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) promovido pela CAPES (Centro de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Brasil, descrevemos a utilização de Olímpiadas de conhecimentos como fonte de estimulo e investigação na busca de conhecimentos matemáticos. Foi um momento de bastante entusiasmo dos alunos, no qual pudemos perceber o quanto importante é motivar alunos e promover divulgação do conhecimento.