PEREIRA, Valeria et al.. Uma proposta do ensino de língua inglesa na eja. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4867>. Acesso em: 19/11/2024 17:41
O presente trabalho tem por objetivo expor o conhecimento prévio de língua e cultura inglesa dos alunos da EJA, voltado para o cotidiano da tradução e a associação com a linguagem visual. A atuação do docente, prejudicada pela carga horária, material didático não condizente com a realidade do ensino que, submetida a uma herança educacional brasileira conflituosa, faz com que cada vez mais os alunos percam o interesse na aprendizagem de uma língua estrangeira. Assim, a proposta realizada para imprimir uma nova concepção voltada ao cotidiano dos discentes, configurando assim uma nova abordagem de ensino, com o objetivo de resgatar a atenção e o interesse, baseia-se no trabalho com a semiótica associada à tradução de ações, emoções e reconhecimento dos símbolos da cultura e da língua inglesa a partir de imagens apresentadas no cotidiano. Os resultados mostram a eficácia do método, pois este pressupõe o conhecimento cotidiano que cada aluno tem ou observa, nas interações sociais, e o utiliza como premissa para o desenvolvimento da atividade pedagógica, promovendo inclinação para o seu desenvolvimento nas quatro habilidades fundamentais da língua inglesa: speaking, listening, reading e writing.