Artigo Anais III ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ÓTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 15 de outubro de 2013

Resumo

Este trabalho apresenta um relato da vivência de estudantes do Programa institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, do curso de Física da UEPB, em algumas intervenções realizadas na Escola Estadual Professor Raúl Córdola, em Campina Grande-PB, com turmas do segundo ano do EM. Foi trabalhado um tópico de ótica geométrica, a partir da abordagem problematizadora, sob inspiração das ideias defendidas por Delizoicov e Angotti (1984). As atividades foram realizadas durante dois encontros. No primeiro, foi realizada uma oficina, na qual os alunos puderam montar uma câmera escura, manuseá-la e fazer observações. Neste momento, paralelamente à construção da câmera, realizou-se uma problematização, na qual os alunos necessitavam se posicionar acerca das observações realizadas e eram provocados a apresentar respostas para as questões que surgiam. O intuito deste encontro foi problematizar a questão da formação da imagem em uma câmera escura. No segundo encontro foi organizado o conhecimento, partindo das observações e discussões do primeiro momento pedagógico. Dessa vez, os alunos discutiram alguns aspectos da imagem projetada no anteparo considerando a propagação retilínea da luz através dos orifícios. Também foram feitas analogias da câmera escura com outros instrumentos ópticos. Algumas considerações acerca da experiência vivenciada são apresentadas no final deste trabalho.

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