Entre as possibilidades de se promover o ensino-aprendizagem sobre temas da Ecologia, está a confecção e utilização de cartilhas. As cartilhas são instrumentos utilizados para informar a população, geralmente em campanhas publicitárias, e muitas vezes utilizando textos didáticos e informativos. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a produção e confecção de uma Cartilha voltada para o Ensino Médio abordando conceitos da “Ecologia”, produzido por estudantes de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, campus da Universidade Estadual do Ceará –UECE. Foi possível contribuir significativamente para a criação de metodologias criativas para o Ensino de Ecologia. A cartilha discutida nessa experiência colabora para a proposição de uma educação científica, levando o aluno a criticar o saber com o qual toma contato por meio da leitura do escrito. A cartilha produzida, além de contribuir para a popularização do conhecimento sobre as relações ecológicas, também pode ser utilizada como uma ferramenta de Educação Ambiental, por proporcionar conhecimento sobre comportamentos e componentes da fauna e flora, também por favorecer ao aluno/leitor a compreensão sobre a importância da manutenção dos ambientes no qual vivem. A cartilha pode ser utilizada como material de apoio pedagógico, e pode ser considerada um instrumento de popularização da ciência.