O presente artigo tem por objetivo propor reflexões acerca dos métodos de ensino e práticas escolares empregados na Instrução Pública Primária e Secundária, na Província da Parahyba do Norte, no período Oitocentista. A pesquisa realizada tem caráter bibliográfico, e documental, fundamentada nas Leis e Regulamentos, que normatizam a educação nesse período. Assim, inicia-se com um breve relato histórico da educação no Brasil, o qual evidencia-se os métodos: individual, o mútuo e o simultâneo, que se desenvolveram de maneira peculiar, atendendo as exigências e restrições impostas pelo Império e autoridades do período, portanto, transformando o cenário da educação provincial. Alguns desses métodos não obtiveram os resultados previstos, no entanto, é inegável que a colaboração destes, como ponto principal, para atingir outros objetivos fundamentais no âmbito educacional, e assim, alavancar o ensino primário e secundário. Dessa maneira, é de suma importância para o processo de instrução dos cidadãos paraibanos a percepção/reflexão acerca das práticas empregadas no período imperial.