Este trabalho tem o objetivo de relatar uma prática de leitura literária na
Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do conto “A fogueira” (1987), do
moçambicano Mia Couto. A sequência de leitura buscou analisar a simbologia da morte de
acordo com a herança cultural africana, assim como explicitar as múltiplas interpretações
acerca da temática, evidenciando que, em oposição à cultura ocidental, os africanos – por
uma simbologia transcendental e tradicional – vislumbram a morte como elemento natural,
necessário, mítico e, sobretudo, belo. Baseados no modelo de sequência básica de
letramento literário de Cosson (2016) e conforme os estudos de Ariés (2003), Chevalier &
Gheerbrant (1999) e Maranhão (1987), elaboramos etapas de leitura e análise da temática
africana no conto, de modo a compreender e valorizar uma cultura diversa e ao mesmo
tempo constituinte da nossa própria cultura. Com essa atividade não tivemos a pretensão
de esgotar o assunto, mas apenas almejamos que esse texto seja uma das muitas iniciativas
para outras reflexões e investigações, em prol da promoção e valorização da cultura negra.
Palavras-chave: morte, cultura, herança, simbologia, letramento literário.