Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FOGUEIRA: O FOGO DA MORTE DE MIA COUTO EM UMA SEQUÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA

Palavra-chaves: MORTE, CULTURA, HERANÇA, SIMBOLOGIA, SIMBOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      moçambicano Mia Couto. A sequência de leitura buscou analisar a simbologia da morte de\r\n
      acordo com a herança cultural africana, assim como explicitar as múltiplas interpretações\r\n
      acerca da temática, evidenciando que, em oposição à cultura ocidental, os africanos – por\r\n
      uma simbologia transcendental e tradicional – vislumbram a morte como elemento natural,\r\n
      necessário, mítico e, sobretudo, belo. Baseados no modelo de sequência básica de\r\n
      letramento literário de Cosson (2016) e conforme os estudos de Ariés (2003), Chevalier &\r\n
      Gheerbrant (1999) e Maranhão (1987), elaboramos etapas de leitura e análise da temática\r\n
      africana no conto, de modo a compreender e valorizar uma cultura diversa e ao mesmo\r\n
      tempo constituinte da nossa própria cultura. Com essa atividade não tivemos a pretensão\r\n
      de esgotar o assunto, mas apenas almejamos que esse texto seja uma das muitas iniciativas\r\n
      para outras reflexões e investigações, em prol da promoção e valorização da cultura negra.\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de relatar uma prática de leitura literária na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir do conto “A fogueira” (1987), do moçambicano Mia Couto. A sequência de leitura buscou analisar a simbologia da morte de acordo com a herança cultural africana, assim como explicitar as múltiplas interpretações acerca da temática, evidenciando que, em oposição à cultura ocidental, os africanos – por uma simbologia transcendental e tradicional – vislumbram a morte como elemento natural, necessário, mítico e, sobretudo, belo. Baseados no modelo de sequência básica de letramento literário de Cosson (2016) e conforme os estudos de Ariés (2003), Chevalier & Gheerbrant (1999) e Maranhão (1987), elaboramos etapas de leitura e análise da temática africana no conto, de modo a compreender e valorizar uma cultura diversa e ao mesmo tempo constituinte da nossa própria cultura. Com essa atividade não tivemos a pretensão de esgotar o assunto, mas apenas almejamos que esse texto seja uma das muitas iniciativas para outras reflexões e investigações, em prol da promoção e valorização da cultura negra. Palavras-chave: morte, cultura, herança, simbologia, letramento literário.

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