EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES DO IFPB- CAMPUS PATOS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47049 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1418 "inscrito_id" => 7921 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES DO IFPB- CAMPUS PATOS" "resumo" => "A construção civil é uma das áreas que mais traz impactos ao meio ambiente. Os profissionais dessa área devem possuir uma consciência ambiental crítica, exercendo sua profissão de maneira a diminuir o máximo possível os impactos ambientais causados por construções. Tal consciência ambiental é criada a partir da educação ambiental, algo imprescindível para uma boa formação desses profissionais. São ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) diversos cursos de nível superior e técnico na área da construção civil. Tendo isso em vista, o objetivo principal é analisar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Patos possibilita a educação ambiental na formação dos técnicos em edificações integrados ao ensino médio. Foram obtidas as visões de alunos dos 1°,2°,3° e 4° anos do curso Técnico em Edificações sobre educação ambiental no campus e sobre a relação entre construção civil e meio ambiente. Também foi realizada uma análise sobre disciplina de Construção Civil e Meio ambiente (CCMA). A partir dos resultados obtidos foi observado que a educação ambiental é oferecida de maneira razoável, além disso, também é constatado que somente a disciplina de CCMA não é capaz de formar futuros técnicos em edificações detentores de uma consciência ambiental crítica. Apesar disso, também é constatado um grande entendimento sobre a relação da construção civil e o meio ambiente pelos alunos entrevistados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSTRUÇÃO CIVIL, FORMAÇÃO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID7921_05092018194318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYCHARLES RUDSON MEDEIROS DE MELO" "autor_nome_curto" => "RYCHARLES RUDSON" "autor_email" => "rycharlesedfifpb@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47049 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1418 "inscrito_id" => 7921 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DOS TÉCNICOS EM EDIFICAÇÕES DO IFPB- CAMPUS PATOS" "resumo" => "A construção civil é uma das áreas que mais traz impactos ao meio ambiente. Os profissionais dessa área devem possuir uma consciência ambiental crítica, exercendo sua profissão de maneira a diminuir o máximo possível os impactos ambientais causados por construções. Tal consciência ambiental é criada a partir da educação ambiental, algo imprescindível para uma boa formação desses profissionais. São ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) diversos cursos de nível superior e técnico na área da construção civil. Tendo isso em vista, o objetivo principal é analisar como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) - Campus Patos possibilita a educação ambiental na formação dos técnicos em edificações integrados ao ensino médio. Foram obtidas as visões de alunos dos 1°,2°,3° e 4° anos do curso Técnico em Edificações sobre educação ambiental no campus e sobre a relação entre construção civil e meio ambiente. Também foi realizada uma análise sobre disciplina de Construção Civil e Meio ambiente (CCMA). A partir dos resultados obtidos foi observado que a educação ambiental é oferecida de maneira razoável, além disso, também é constatado que somente a disciplina de CCMA não é capaz de formar futuros técnicos em edificações detentores de uma consciência ambiental crítica. Apesar disso, também é constatado um grande entendimento sobre a relação da construção civil e o meio ambiente pelos alunos entrevistados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14. Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSTRUÇÃO CIVIL, FORMAÇÃO, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA14_ID7921_05092018194318.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RYCHARLES RUDSON MEDEIROS DE MELO" "autor_nome_curto" => "RYCHARLES RUDSON" "autor_email" => "rycharlesedfifpb@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }