Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas docentes em uma instituição de Educação Infantil, na área urbana da Rede Pública Municipal de Ensino de São Luís – MA, no tocante ao trinômio: brincar, cuidar e educar. Nesse contexto, cabe ressaltar que o brincar, o cuidar e o educar estão diretamente presentes no desenvolvimento integral das crianças e precisam ser desenvolvidos conforme orientação do legislativo brasileiro e teóricos que tratam sobre o tema. Em nossa pesquisa, intencionamos também conhecer as práticas docentes entre o pensado e praticado, analisando como as crianças estão brincando, sendo cuidadas e educadas. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: a observação sistemática, por meio de um diário de campo para anotações das observações realizadas, como também uma entrevista semiestruturada contendo dez questões referentes ao tema, das quais abordaram questionamentos sobre as concepções docentes acerca do brincar, do cuidar e do educar, para além, como as crianças estão brincando, sendo cuidadas e educadas na instituição a qual atuam e sobre as dificuldades para adequar o trinômio com a realidade da instituição. Assim sendo, a opção por este percurso metodológico foi fundamental para constatarmos que o trinômio: brincar, cuidar e educar está sendo realizado parcialmente, como também consideramos que a partir da fala das docentes que ainda há muito que ser melhorado nas práticas docentes oferecida na instituição investigada.