Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DE GEOMORFOLOGIA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: GEOMORFOLOGIA, ENSINO, RECURSO DIDÁTICO Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48669
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4267
    "inscrito_id" => 4831
    "titulo" => "PRÁTICAS DE GEOMORFOLOGIA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A temática geomorfologia é aplicada no ensino fundamental II de forma bastante teórica. Embora este conteúdo seja bastante perceptível, existe uma complexidade do entendimento da temática por parte dos alunos. Diante disso existe uma necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas de uma forma lúdica. O artigo tem como proposta a utilização de recursos didáticos para o ensino de geomorfologia dividido em etapas: 1) uma abordagem expositiva acerca dos conceitos da geomorfologia com o uso integrado de imagens de satélite e fotografias aéreas da área que a escola está inserida; 2) o jogo de memória geomorfológico e a confecção de maquete/jogo. Essas práticas são uma importante ferramenta do ensino-aprendizagem para os alunos do 6° ano do ensino fundamental II. As práticas voltadas para geomorfologia apresentam-se como um recurso essencial para estimular o ensino-aprendizagem dos alunos. Para a compreensão de conceitos desenvolvidos em sala de aula, buscando uma conversação para uma noção maior dos processos e relações entre a sociedade e natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "GEOMORFOLOGIA, ENSINO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID4831_17092018203029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES GABRYELE DE LIMA MENDES "
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamires25lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48669
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4267
    "inscrito_id" => 4831
    "titulo" => "PRÁTICAS DE GEOMORFOLOGIA COM ALUNOS DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => "A temática geomorfologia é aplicada no ensino fundamental II de forma bastante teórica. Embora este conteúdo seja bastante perceptível, existe uma complexidade do entendimento da temática por parte dos alunos. Diante disso existe uma necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas de uma forma lúdica. O artigo tem como proposta a utilização de recursos didáticos para o ensino de geomorfologia dividido em etapas: 1) uma abordagem expositiva acerca dos conceitos da geomorfologia com o uso integrado de imagens de satélite e fotografias aéreas da área que a escola está inserida; 2) o jogo de memória geomorfológico e a confecção de maquete/jogo. Essas práticas são uma importante ferramenta do ensino-aprendizagem para os alunos do 6° ano do ensino fundamental II. As práticas voltadas para geomorfologia apresentam-se como um recurso essencial para estimular o ensino-aprendizagem dos alunos. Para a compreensão de conceitos desenvolvidos em sala de aula, buscando uma conversação para uma noção maior dos processos e relações entre a sociedade e natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "GEOMORFOLOGIA, ENSINO, RECURSO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA2_ID4831_17092018203029.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAMIRES GABRYELE DE LIMA MENDES "
    "autor_nome_curto" => "TAMIRES"
    "autor_email" => "tamires25lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A temática geomorfologia é aplicada no ensino fundamental II de forma bastante teórica. Embora este conteúdo seja bastante perceptível, existe uma complexidade do entendimento da temática por parte dos alunos. Diante disso existe uma necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas de uma forma lúdica. O artigo tem como proposta a utilização de recursos didáticos para o ensino de geomorfologia dividido em etapas: 1) uma abordagem expositiva acerca dos conceitos da geomorfologia com o uso integrado de imagens de satélite e fotografias aéreas da área que a escola está inserida; 2) o jogo de memória geomorfológico e a confecção de maquete/jogo. Essas práticas são uma importante ferramenta do ensino-aprendizagem para os alunos do 6° ano do ensino fundamental II. As práticas voltadas para geomorfologia apresentam-se como um recurso essencial para estimular o ensino-aprendizagem dos alunos. Para a compreensão de conceitos desenvolvidos em sala de aula, buscando uma conversação para uma noção maior dos processos e relações entre a sociedade e natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.