Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO TEATRO COMO FACILITADOR PARA A DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS ESCOLAS

Palavra-chaves: TEATRO, VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO, MULHER Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48393
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 4675
    "titulo" => "O USO DO TEATRO COMO FACILITADOR PARA A DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um estudo qualitativo, executado em uma turma com vinte alunos, do sexto período do ensino superior, do curso de Licenciatura em Educação Física, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão. Foi abordado como tema a violência contra a mulher, por ser uma das mazelas da nossa sociedade, evidenciando assim a necessidade do combate da mesma. O objetivo do estudo foi à utilização do teatro como instrumento para a discussão da temática no ambiente escolar, a partir de encenações referentes ao tema, para que a partir daí, fosse criado um espaço que proporcionasse o debate de forma lúdica e descontraída. Constatamos por meio do estudo e a partir de uma intervenção pedagógica, que o teatro se faz eficaz como ferramenta no debate, podendo ser utilizado para trabalhar outros temas, facilitando a integração entre os alunos de forma descontraída e lúdica. Foi perceptível a aceitação por meio dos discentes durante a realização das atividades, uma vez que a aula saiu do considerado rotineiro, tornando a experiência algo novo. Sendo assim, concluímos que é possível utilizar o teatro no âmbito educacional, pois o mesmo além de facilitador, contribui para o desenvolvimento do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "TEATRO, VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO, MULHER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4675_07092018020045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINE SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jai_oliveira1@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48393
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1567
    "inscrito_id" => 4675
    "titulo" => "O USO DO TEATRO COMO FACILITADOR PARA A DISCUSSÃO SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NAS ESCOLAS"
    "resumo" => "O presente artigo trata-se de um estudo qualitativo, executado em uma turma com vinte alunos, do sexto período do ensino superior, do curso de Licenciatura em Educação Física, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão. Foi abordado como tema a violência contra a mulher, por ser uma das mazelas da nossa sociedade, evidenciando assim a necessidade do combate da mesma. O objetivo do estudo foi à utilização do teatro como instrumento para a discussão da temática no ambiente escolar, a partir de encenações referentes ao tema, para que a partir daí, fosse criado um espaço que proporcionasse o debate de forma lúdica e descontraída. Constatamos por meio do estudo e a partir de uma intervenção pedagógica, que o teatro se faz eficaz como ferramenta no debate, podendo ser utilizado para trabalhar outros temas, facilitando a integração entre os alunos de forma descontraída e lúdica. Foi perceptível a aceitação por meio dos discentes durante a realização das atividades, uma vez que a aula saiu do considerado rotineiro, tornando a experiência algo novo. Sendo assim, concluímos que é possível utilizar o teatro no âmbito educacional, pois o mesmo além de facilitador, contribui para o desenvolvimento do indivíduo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "TEATRO, VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO, MULHER"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID4675_07092018020045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAINE SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAINE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "jai_oliveira1@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo trata-se de um estudo qualitativo, executado em uma turma com vinte alunos, do sexto período do ensino superior, do curso de Licenciatura em Educação Física, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão. Foi abordado como tema a violência contra a mulher, por ser uma das mazelas da nossa sociedade, evidenciando assim a necessidade do combate da mesma. O objetivo do estudo foi à utilização do teatro como instrumento para a discussão da temática no ambiente escolar, a partir de encenações referentes ao tema, para que a partir daí, fosse criado um espaço que proporcionasse o debate de forma lúdica e descontraída. Constatamos por meio do estudo e a partir de uma intervenção pedagógica, que o teatro se faz eficaz como ferramenta no debate, podendo ser utilizado para trabalhar outros temas, facilitando a integração entre os alunos de forma descontraída e lúdica. Foi perceptível a aceitação por meio dos discentes durante a realização das atividades, uma vez que a aula saiu do considerado rotineiro, tornando a experiência algo novo. Sendo assim, concluímos que é possível utilizar o teatro no âmbito educacional, pois o mesmo além de facilitador, contribui para o desenvolvimento do indivíduo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.