Em outubro de 2017, o Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação promoveu um encontro reunindo professores e alunos de todos os cursos de licenciatura da Universidade Federal da Paraíba com o objetivo de discutir o papel da Didática e do Estágio Supervisionado para o Campus I. Frente aos desafios contemporâneos que cobram formação adequada aos docentes, o evento debateu a necessidade de reestruturação curricular de disciplinas que visam ensinar a ensinar; a necessidade da aproximação entre a teoria e as práticas do Estágio Supervisionado, em sua relação universidade-escola; bem como, a contribuição da didática geral e da didática específica na formação de professores. Discussão que evidenciou a didática enquanto teoria da docência enlaçada de cobranças sociais, embebida com o passado e com o futuro, feita de acertos e desacertos para com o ensino formalizado, no caldeirão presente de insatisfações sociais e pedagógicas. O episódio gestou, em um grupo de professores, a necessidade de registros audiovisuais das discussões em pauta e de estudos sobre o caráter da didática que vem se dando na Instituição, tendo atualizada a demanda a ela posta. Este artigo retrata parte desses estudos. Examina os reflexos das disputas político-sociais sobre a didática, desde que ela se converteu, no século XVII, em objeto de estudo, fazendo-a matéria mutante, por seu vinculo a contextos locais e históricos para atender finalidades educacionais.