A percepção do profissional da educação não-docente sobre a Avaliação de Desempenho é o tema deste trabalho. O profissional da educação não-docente diz respeito ao servidor técnico-administrativo presente em uma instituição de ensino superior pública. O estudo visa refletir sobre a percepção que os profissionais da educação não-docente expressam sobre a avaliação de desempenho. Serão abordadas as principais categorias da pesquisa: natureza, homem, trabalho, alienação, educação e a relação que possuem com a avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos. A metodologia, de natureza qualitativa, pauta-se no pensamento crítico munido de estudo de caso com 12 questionários aplicados aos servidores técnicos de uma IES no intuito de aproximar o tema, o problema ao campo teórico para justificar a importância da pesquisa. Os resultados apontam que, nos discursos destes profissionais não encontramos qualquer olhar crítico sobre seu trabalho. Parte deles demonstram certa alienação quanto a função da avaliação de desempenho. É impossível aceitar, de braços cruzados, a expropriação que se faz do profissional da educação não-docente. Reafirmamos a importância deste profissional para a instituição bem como da avaliação de seu desempenho.