Esta pesquisa parte da importância da atuação do sujeito professor na sala de aula. Piaget, afirma que o objetivo principal da educação nas escolas deve ser a formação de homens e mulheres para que sejam capazes de fazer coisas novas. Neste contexto, o processo de ensino - aprendizagem na contemporaneidade, requer que os docentes sejam pesquisadores, numa dialógica com a sua prática. O docente incorporado nesta condição terá condições em resolver as diversidades e incertezas advindas no todo, na sala de aula. Desta forma, entendemos que a formação do professor deve ser através de um currículo interdisciplinar e transdisciplinar, no sentido de evitar saberes desunidos, divididos, compartimentados. Assim, é urgente que o professor, rompa com o pensamento linear que o direciona a um conhecimento fragmentado, no sentido de tornar suas aulas não lineares. Assim, pensamos que o Estágio Supervisionado proporciona movimentos no despertar a identidade professoral, uma vez que no ambiente escolar os alunos graduandos do curso de licenciatura em Geografia se encontram em ambiente propício a este despertar.