Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PILHAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO, PILHAS, ENSINO APRENDIZAGEM, ENSINO APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de química não é somente uma transmissão de conteúdo, como normalmente é repassado nas escolas através do método tradicional de ensino. É através da química que podemos entender como ocorre o processo de corrosão no ferro presente em portões, pontes metálicas e tubulações. Também compreender o porquê dos fogos de artifícios possuírem diferentes cores após o seu processo de combustão. Inúmeros exemplos podem ser citados da aplicação da química no nosso dia a dia, ou seja, ela está presente no cotidiano de todos os seres. Então precisamos entende-la de uma maneira mais prática e aplicada. Ao se estudar a química somente de maneira conteudista, os discentes não conseguem compreender a importância de estudarem essa disciplina, não permitindo relacionar as diferentes aplicações no seu cotidiano. O ensino de química e a experimentação são aliados importantes para o processo de ensino aprendizagem, pois facilita na compreensão do conteúdo por parte dos alunos, ajudando-os a compreender a química de uma maneira mais motivadora e dinâmica. Diante das dificuldades apresentadas pelos discentes de ensino médio direcionada a esta disciplina e mediante inúmeros conteúdos que são ministrados, busca-se estudar as dificuldades dos alunos nos conceitos de eletroquímica, e reverter tal situação com uso da experimentação com pilhas para explicar os conceitos presentes a este tema, bem como o seu funcionamento. Portanto, este projeto tem por objetivo auxiliar na aprendizagem dos discentes, da 2 série do ensino médio da Escola Manoel de Melo Montenegro, os conteúdos de eletroquímica por meio da prática de experimentação com pilhas.

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