Os termos evasão e abandono escolar assumem diversas conotações no Brasil, não havendo um significado único e restrito. Uma das formas de combater tal adversidade é a promoção de políticas públicas educacionais que tenham como norte a manutenção do aluno no sistema de ensino. Nesta pesquisa, buscou-se levantar os números do abandono escolar no ensino médio público do município de São Mateus – ES antes da implementação da política pública educacional de combate ao abandono escolar, conhecida por Escola Viva. A implementação do referido programa no município se deu em 2017 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marita Motta Santos, a qual, a partir de então, passou a se chamar Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Maria Motta Santos. Através da pesquisa documental com os Indicadores Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) no período de 2011 a 2016, se pôde afirmar que, as escolas de ensino médio do município mais vulneráveis ao abandono escolar antes da chegada do programa eram: EEEFM Wallace Castelo Dutra, EEEFM Santo Antônio e EEEFM Córrego de Santa Maria; assim como as menos vulneráveis ao abandono escolar eram: EEEM Ceciliano Abel de Almeida e EEEFM Marita Motta Santos. Os dados revelam ainda que a escola definida para receber o Programa Escola Viva foi a escola que apresentou menor taxa de abandono escolar na atual década (2011 – 2016), representando clara incoerência com seu Projeto Pedagógico.