A formação de professores de Educação Física ainda perpassa por problemáticas, como aponta pesquisas recentes, nesse sentido é notável estratégias pedagógicas que tentam superar essas problemáticas. Nesse entorno a presente pesquisa propõe apresentar e discutir a forma avaliativa da segunda unidade do componente curricular Fundamentos da Educação Física II da Universidade Estadual da Paraíba que se volta para uma pesquisa de campo orientada numa perspectiva de formar o graduando pesquisador e que produz conhecimento da realidade escolar a qual futuramente irá atuar, apontando também a contribuição da mesma para a formação dos graduandos e do aluno monitor. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa tendo como fonte de produção de dados o caderno de campo da monitoria com vigência da cota de 2018.1, com atuação pedagógica no terceiro período do referido curso. Pode-se notar que a presente avaliação aponta uma possibilidade para componentes do ensino superior, especialmente em cursos de licenciaturas, repensar suas formas avaliativas numa perspectiva que tome como ponto de partida a realidade escolar. Por fim observou-se que existe a necessidade de formar professores de Educação Física que tenham subsídios de pesquisar e produzir conhecimento sobre sua realidade escolar, na perspectiva de busca constante de superações de problemáticas que a realidade escolar apresenta.