O presente trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla desenvolvida em três fases ou etapas, distintas e complementares: [1] Fase exploratória: compreendeu uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) sobre a perspectiva CTS, no recorte temporal de 2009 a 2016. [2] Elaboração de uma Sequência Didática (SD) pautada na perspectiva CTS sobre o conteúdo de ácidos e bases, tendo como tema estruturador a “chuva ácida e seus impactos sociais e ambientais”. [3] Aplicação da SD numa Escola de Referência em Ensino Médio de Recife-PE, com 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para o presente trabalho teremos como foco a fase inicial da pesquisa, ou seja, apenas a fase exploratória. Deste modo, esta pesquisa assume por objetivo realizar uma revisão bibliográfica de artigos científicos publicados na revista Química Nova na Escola – QNEsc, no recorte temporal de 2009 a 2016, sobre a perspectiva CTS. Esta revisão nos possibilitou uma visão mais ampla sobre o estado atual das publicações sobre a perspectiva CTS, os resultados obtidos com a utilização desse tipo de perspectiva e suas lacunas, nos fazendo perceber a contribuição da investigação para a construção de trabalhos na área de ensino de química.