Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE ESTATÍSTICA, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48043
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2037
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Mamanguape-PB, cujo o objetivo foi realizar uma oficina usando os conceitos da investigação matemática visando um ensino mais atraente e significativo da Estatística. A oficina teve como objetivos específicos: instigar os alunos à ação; aprimorar seus conhecimentos sobre obtenção, organização e análise de dados; aprofundar, potencializar e consolidar as ideias já conhecidas sobre conteúdos fundamentais da Estatística, tais como: medidas de posição (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (desvio médio, variância e desvio padrão). A pesquisa foi caracterizada quanto à abordagem como qualitativa e quanto aos objetivos como exploratória. Seu desenvolvimento deu-se em três etapas: na primeira buscamos familiarizar os alunos com as ideias básicas da Estatística, mostrando seu uso no cotidiano e recapitulando conceitos relevantes da mesma; na segunda etapa os alunos foram à pratica em busca de levantar dados entre os integrantes do seu grupo; por fim, na terceira etapa, os alunos puderam refletir acerca do que haviam praticado e apontar suas impressões, aprendizados e possíveis dúvidas. Durante as atividades foi notório o entusiasmo, a motivação e participação dos alunos, que se divertiam ao passo que trabalhavam em regime cooperativo. Ao final da oficina foi possível perceber que apesar de alguns desafios que sempre surgem no processo de ensino-aprendizagem, os objetivos foram alcançados e que o trabalho foi de grande importância tanto para os alunos participantes da oficina quanto para os pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID160_09092018174547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEFF HERMÍNIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEFF HERMÍNIO"
    "autor_email" => "aleff_tj2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48043
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2037
    "inscrito_id" => 160
    "titulo" => "O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM RELATO E REFLEXÃO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Mamanguape-PB, cujo o objetivo foi realizar uma oficina usando os conceitos da investigação matemática visando um ensino mais atraente e significativo da Estatística. A oficina teve como objetivos específicos: instigar os alunos à ação; aprimorar seus conhecimentos sobre obtenção, organização e análise de dados; aprofundar, potencializar e consolidar as ideias já conhecidas sobre conteúdos fundamentais da Estatística, tais como: medidas de posição (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (desvio médio, variância e desvio padrão). A pesquisa foi caracterizada quanto à abordagem como qualitativa e quanto aos objetivos como exploratória. Seu desenvolvimento deu-se em três etapas: na primeira buscamos familiarizar os alunos com as ideias básicas da Estatística, mostrando seu uso no cotidiano e recapitulando conceitos relevantes da mesma; na segunda etapa os alunos foram à pratica em busca de levantar dados entre os integrantes do seu grupo; por fim, na terceira etapa, os alunos puderam refletir acerca do que haviam praticado e apontar suas impressões, aprendizados e possíveis dúvidas. Durante as atividades foi notório o entusiasmo, a motivação e participação dos alunos, que se divertiam ao passo que trabalhavam em regime cooperativo. Ao final da oficina foi possível perceber que apesar de alguns desafios que sempre surgem no processo de ensino-aprendizagem, os objetivos foram alcançados e que o trabalho foi de grande importância tanto para os alunos participantes da oficina quanto para os pesquisadores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ESTATÍSTICA, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID160_09092018174547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEFF HERMÍNIO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALEFF HERMÍNIO"
    "autor_email" => "aleff_tj2011@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Mamanguape-PB, cujo o objetivo foi realizar uma oficina usando os conceitos da investigação matemática visando um ensino mais atraente e significativo da Estatística. A oficina teve como objetivos específicos: instigar os alunos à ação; aprimorar seus conhecimentos sobre obtenção, organização e análise de dados; aprofundar, potencializar e consolidar as ideias já conhecidas sobre conteúdos fundamentais da Estatística, tais como: medidas de posição (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (desvio médio, variância e desvio padrão). A pesquisa foi caracterizada quanto à abordagem como qualitativa e quanto aos objetivos como exploratória. Seu desenvolvimento deu-se em três etapas: na primeira buscamos familiarizar os alunos com as ideias básicas da Estatística, mostrando seu uso no cotidiano e recapitulando conceitos relevantes da mesma; na segunda etapa os alunos foram à pratica em busca de levantar dados entre os integrantes do seu grupo; por fim, na terceira etapa, os alunos puderam refletir acerca do que haviam praticado e apontar suas impressões, aprendizados e possíveis dúvidas. Durante as atividades foi notório o entusiasmo, a motivação e participação dos alunos, que se divertiam ao passo que trabalhavam em regime cooperativo. Ao final da oficina foi possível perceber que apesar de alguns desafios que sempre surgem no processo de ensino-aprendizagem, os objetivos foram alcançados e que o trabalho foi de grande importância tanto para os alunos participantes da oficina quanto para os pesquisadores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.