O presente trabalho teve como objetivo principal apresentar os resultados de uma investigação realizada numa escola estadual da rede pública do município de Mamanguape-PB, cujo o objetivo foi realizar uma oficina usando os conceitos da investigação matemática visando um ensino mais atraente e significativo da Estatística. A oficina teve como objetivos específicos: instigar os alunos à ação; aprimorar seus conhecimentos sobre obtenção, organização e análise de dados; aprofundar, potencializar e consolidar as ideias já conhecidas sobre conteúdos fundamentais da Estatística, tais como: medidas de posição (média, moda e mediana) e medidas de dispersão (desvio médio, variância e desvio padrão). A pesquisa foi caracterizada quanto à abordagem como qualitativa e quanto aos objetivos como exploratória. Seu desenvolvimento deu-se em três etapas: na primeira buscamos familiarizar os alunos com as ideias básicas da Estatística, mostrando seu uso no cotidiano e recapitulando conceitos relevantes da mesma; na segunda etapa os alunos foram à pratica em busca de levantar dados entre os integrantes do seu grupo; por fim, na terceira etapa, os alunos puderam refletir acerca do que haviam praticado e apontar suas impressões, aprendizados e possíveis dúvidas. Durante as atividades foi notório o entusiasmo, a motivação e participação dos alunos, que se divertiam ao passo que trabalhavam em regime cooperativo. Ao final da oficina foi possível perceber que apesar de alguns desafios que sempre surgem no processo de ensino-aprendizagem, os objetivos foram alcançados e que o trabalho foi de grande importância tanto para os alunos participantes da oficina quanto para os pesquisadores.