Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERIFERIA, IDENTIDADE E EDUCAÇÃO. UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CULTURAL PERIFÉRICA E SUA INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: CULTURA PERIFÉRICA, MÚSICA DA PERIFERIA, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO DOCENTE Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa trata dos significados da música na vida dos sujeitos periféricos e de como os ritmos musicais se fazem presentes na instituição escolar. Além disso, abordamos as dificuldades que delimitam o trabalho pedagógico com ritmos periféricos pelos professores. Para tanto foi feito um estudo exploratório em uma escola da rede pública de ensino do Recife, visando mapear as percepções dos professores quanto à produção musical apreciada pelos alunos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas abertas e as análises apontaram a existência de traços antagônicos entre a música apreciada por alunos e professores. Antagonismo marcado pela prevalência de valores e juízos morais depreciativos por parte dos docentes com relação à produção musical periférica. Concluímos destacando a importância de uma maior reflexividade, no âmbito da formação docente, sobre a dimensão cultural na escola e seus efeitos na aprendizagem.

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