Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO ASSISTIDA COM PRÉ-ESCOLARES E SEU POTENCIAL DE USO PELA PSICOLOGIA ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO ASSISTIDA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO, PSICOLOGIA ESCOLAR EDUCACIONAL Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Avaliação Assistida é uma modalidade de avaliação cognitiva que se caracteriza como um processo dinâmico e interativo. Seu procedimento de aplicação é capaz de avaliar habilidades cognitivas de domínio geral e específico, fornecendo medidas do potencial de aprendizagem revelado através da condição de assistência. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da produção científica em Avaliação Assistida com foco em crianças pré-escolares no Brasil. Para a análise foram criadas quatro categorias: público alvo; métodos de aplicação; instrumentos e procedimentos; principais resultados das pesquisas. Os resultados revelaram que as pesquisas sobre Avaliação Assistida com pré-escolares no Brasil têm como público-alvo principal crianças com Necessidades Educacionais Especiais. A maioria dos estudos utiliza o modelo de Avaliação Assistida Estruturado, sendo frequente também a utilização combinada de testes psicométricos. O instrumento mais utilizado com pré-escolares foi o Teste de Modificabilidade Cognitiva. Os estudos apontaram que a Avaliação Assistida permitiu revelar o desenvolvimento potencial, inclusive em crianças com Necessidades Educacionais Especiais, as quais, em geral, apresentaram níveis mais altos de desempenho cognitivo quando comparados aos resultados de avaliação psicométrica. Na medida em que a Avaliação Assistida viabiliza conhecer a trajetória de aprendizagem da criança, ela fornece recursos ao psicólogo escolar para intervir na emergência e manutenção da zona de desenvolvimento proximal, que se constitui como ponto-chave para construir ações que promovam o desenvolvimento da criança junto à comunidade escolar.

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