A música é um instrumento importante de preservação e propagação da memória. Nela não é reproduzida apenas uma boa melodia, mas uma cultura e identidade de uma nação. As canções podem tanto identificar, como representar uma realidade. As composições vinculadas às repressões ocorridas no Brasil formam um verdadeiro repertório de lutas e resistência cultural, nesse sentido o presente projeto tem como objetivo utilizar a didática musical para o ensino de História. Utilizando a musica como ferramenta pedagógica, sendo um auxílio nas praticas de ensino e aprendizagem entre docentes/discentes. As composições a serem utilizadas são das décadas de 60 e 70, tendo em vista as músicas de maior auge e explorando detalhadamente a relevância dessas canções para o estudo de História. Através da pesquisa com os discentes participantes, os recursos utilizados são cópias das musicas e aparelhos áudios visuais, como também a biografia dos cantores, analisando assim a interpretação dos discentes e correlacionando com a linguagem histórica. Buscaremos nesse projeto, compreender as intencionalidades dos compositores presente na música, especificamente a conjuntura musical de uma época e a expressividade das canções. Com isso pretende-se no resultado final que os discentes em grupo exponham no ambiente de ensino problematizações das canções, correlacionando a música e compreendendo-a como um patrimônio cultural imaterial. A partir desse projeto conclui-se, portanto, que a música é um auxílio na forma de ensino-aprendizagem que propicia aos estudantes e aos professores conhecer a história a parti de uma interpretação musical.