RESUMO
Este estudo de Caso foi realizado no Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB da rede pública do Distrito Federal. Surgiu a partir do desenvolvimento das atividades adaptativas para os estudantes com Deficiência Visual e debates na sala de recursos que atende esse grupo de pessoas. Foi observado o cotidiano escolar, nota-se a necessidade de se analisar e investigar de que maneira a Gestão Escolar pode promover melhorias na qualidade da inclusão e permanência dos estudantes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário, e considerada a legislação vigente nas quais constam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996),Gestão Democrática-DF (2012) e a Lei de Inclusão (2015). A pesquisa traz a oportunidade de análise de como a inclusão esta associada ao conceito de sociedade líquida. Aponta algumas estratégias utilizadas e as dificuldades que a Equipe Gestora encontra em traçar caminhos para o sucesso escolar dos estudantes, demonstra também a necessidade de uma preparação prévia tanto dos diretores, como de docentes para o recebimento e acompanhamento de educandos com essas características. Pode ser observado que apenas a Gestão Democrática e a Legislação não são capazes de promover a permanência e sucesso escolar. Sendo a forma de execução a provável a razão que dificulta a equidade e melhoria na qualidade da Inclusão.