Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTUDO DE CASO.

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, GESTÃO ESCOLAR, INCLUSÃO, SOCIEDADE LÍQUIDA Pôster (PO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45829
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3566
    "inscrito_id" => 9852
    "titulo" => "A GESTÃO  ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      Este estudo de Caso foi realizado no Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB da rede pública do Distrito Federal. Surgiu a partir do desenvolvimento das atividades adaptativas para os estudantes com Deficiência Visual e debates na sala de recursos  que atende esse grupo de pessoas. Foi observado o cotidiano escolar, nota-se a necessidade de se analisar e investigar de que maneira a Gestão Escolar pode promover melhorias na qualidade da inclusão e permanência dos estudantes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário, e considerada a legislação vigente nas quais constam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996),Gestão Democrática-DF (2012) e  a Lei de Inclusão (2015). A pesquisa traz a oportunidade de análise de como a inclusão esta associada ao conceito de sociedade líquida. Aponta algumas estratégias utilizadas e as dificuldades que a Equipe Gestora encontra em traçar caminhos para o sucesso escolar dos estudantes, demonstra também a necessidade de uma preparação prévia tanto dos diretores, como de docentes para o recebimento e acompanhamento de educandos com essas características. Pode ser observado que apenas a Gestão Democrática e a Legislação não são capazes de promover a permanência e sucesso escolar. Sendo a forma de execução a provável a razão que dificulta a equidade e melhoria na qualidade da Inclusão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, GESTÃO ESCOLAR, INCLUSÃO, SOCIEDADE LÍQUIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9852_15092018230121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMARILDO REINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMARILDO REINO"
    "autor_email" => "reinolima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA-MONTEVIDEU-UY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45829
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3566
    "inscrito_id" => 9852
    "titulo" => "A GESTÃO  ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. ESTUDO DE CASO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      Este estudo de Caso foi realizado no Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB da rede pública do Distrito Federal. Surgiu a partir do desenvolvimento das atividades adaptativas para os estudantes com Deficiência Visual e debates na sala de recursos  que atende esse grupo de pessoas. Foi observado o cotidiano escolar, nota-se a necessidade de se analisar e investigar de que maneira a Gestão Escolar pode promover melhorias na qualidade da inclusão e permanência dos estudantes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário, e considerada a legislação vigente nas quais constam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996),Gestão Democrática-DF (2012) e  a Lei de Inclusão (2015). A pesquisa traz a oportunidade de análise de como a inclusão esta associada ao conceito de sociedade líquida. Aponta algumas estratégias utilizadas e as dificuldades que a Equipe Gestora encontra em traçar caminhos para o sucesso escolar dos estudantes, demonstra também a necessidade de uma preparação prévia tanto dos diretores, como de docentes para o recebimento e acompanhamento de educandos com essas características. Pode ser observado que apenas a Gestão Democrática e a Legislação não são capazes de promover a permanência e sucesso escolar. Sendo a forma de execução a provável a razão que dificulta a equidade e melhoria na qualidade da Inclusão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, GESTÃO ESCOLAR, INCLUSÃO, SOCIEDADE LÍQUIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID9852_15092018230121.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMARILDO REINO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMARILDO REINO"
    "autor_email" => "reinolima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DE LA EMPRESA-MONTEVIDEU-UY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO Este estudo de Caso foi realizado no Centro de Ensino Médio Ave Branca - CEMAB da rede pública do Distrito Federal. Surgiu a partir do desenvolvimento das atividades adaptativas para os estudantes com Deficiência Visual e debates na sala de recursos que atende esse grupo de pessoas. Foi observado o cotidiano escolar, nota-se a necessidade de se analisar e investigar de que maneira a Gestão Escolar pode promover melhorias na qualidade da inclusão e permanência dos estudantes no contexto escolar. Foram realizadas entrevistas e aplicado questionário, e considerada a legislação vigente nas quais constam da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996),Gestão Democrática-DF (2012) e a Lei de Inclusão (2015). A pesquisa traz a oportunidade de análise de como a inclusão esta associada ao conceito de sociedade líquida. Aponta algumas estratégias utilizadas e as dificuldades que a Equipe Gestora encontra em traçar caminhos para o sucesso escolar dos estudantes, demonstra também a necessidade de uma preparação prévia tanto dos diretores, como de docentes para o recebimento e acompanhamento de educandos com essas características. Pode ser observado que apenas a Gestão Democrática e a Legislação não são capazes de promover a permanência e sucesso escolar. Sendo a forma de execução a provável a razão que dificulta a equidade e melhoria na qualidade da Inclusão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.