Este artigo tem por objetivo relatar o processo de planejamento e execução do Projeto Dreams in Action, cuja meta inicial consistia em proporcionar um curso de imersão de duas semanas em um país de língua inglesa, para os 18 discentes e 5 docentes integrantes do Projeto. Para tanto, um plano de ações a serem executadas mensalmente e o trabalho colaborativo e reflexivo se fizeram necessários em todo o processo. Alicerçado pela definição de Protagonismo Juvenil e considerando a Escada de Participação do Jovem, propostos por Costa (2000), ao final do projeto, pode-se concluir que os seus integrantes vivenciaram uma experiência única dentro da escola, fortalecendo a ideia de que a educação transformadora e o protagonismo juvenil, perpassam necessariamente por ações que envolvam colaboração e trabalho em equipe e favoreçam a liberdade e a autonomia O projeto mostrou-se como uma prova de que o jovem do mundo globalizado necessita de oportunidades que proporcionem sua vivência enquanto cidadãos solidários e responsáveis por suas próprias decisões e ações, e capazes de entenderem a importância do pensar e fazer coletivo.