Os impactos que o meio ambiente tem sofrido fomentaram inúmeras reflexões entre os projetos de pesquisas de grandes estudiosos que buscam encontrar soluções para melhoria da crise ambiental. Esta, por sua vez, tem se estendido desde o século XVIII, com o fim da revolução industrial que, trouxe como grande consequência, o desejo de acumular bens materiais extraídos de forma acentuada da natureza, enfraquecendo assim, os recursos naturais e deixando em risco a vida do homem. Com esta problemática, destaca-se a importância da atuação da Educação Ambiental desde a iniciação na vida escolar, proporcionando mudanças de atitudes nas crianças, que amanhã serão os agentes responsáveis por trazer impactos positivos ao ambiente. Dentre algumas formas de trabalhar a EA, destaca-se o uso de mapas mentais, ferramenta que possibilita uma representação simbólica da realidade, estimulando a imaginação e o entendimento dos indivíduos quanto a percepção dos problemas ambientais presentes no meio em que vivem. Considerando isto, o objetivo deste trabalho foi analisar de forma qualitativa as gravuras dos discentes buscando compreender como os mesmo se inserem no meio e quais as suas percepções diante dos problemas apresentados, além de, sondar quantitativamente os principais elementos que ilustram seus desenhos. O projeto foi aplicado a turmas de 6º e 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Bernadete Barbosa, localizada no município de Ceará-Mirim, e para melhor diagnóstico, os desenhos foram classificados em três categorias: naturalista, globalizante e antropocêntrica, esta última, predominante, o que correlata a presença do homem como o centro do mundo.