Os resíduos sólidos urbanos dispostos de forma inadequada no meio ambiente e a ausência de coleta seletiva é um problema ambiental que contribuído para a degradação do meio ambiente e, por isso, a Educação Ambiental é importante na minimização desses impactos. Este estudo teve por objetivo conhecer a percepção de alunos de nível superior de uma instituição pública em Patos, Paraíba, sobre Educação Ambiental e resíduos sólidos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários a 23 alunos do curso de ciências biológicas de uma instituição pública de nível superior em Patos, Paraíba. O questionário foi constituído de 13 questões objetivas em Likert. Todos os alunos entrevistados concordaram que a Educação Ambiental muda a forma como eles veem o meio ambiente e que a destinação dos resíduos sólidos quando feita de forma inadequada pode desencadear problemas a saúde do homem e também ao meio ambiente. 52,2% não sabe qual é o destino final dos resíduos produzidos na cidade em que vive e 17,4% se mostrou indiferente sobre a reutilização de alguns materiais recicláveis que iriam para o lixo. 91,4% afirmou saber fazer a coleta seletiva e 78,3% se preocupa com a quantidade de lixo que produz. A Educação Ambiental é necessária para a formação do aluno, pois pode envolver as questões ambientais no contexto social com a sensibilização e reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, especialmente na temática dos resíduos sólidos por constituírem uma das principais causas de degradação do meio ambiente.