A educação e a aprendizagem dos alunos de maneira geral é sempre motivo de estudo em diversas pesquisas.Por isso, há uma necessidade de procura de metodologias de ensino que apresente desempenhos significativos na construção de conhecimento dos estudantes. A realização deste trabalho , teve como objetivo avaliar a percepção dos processos de ensino-aprendizagem que apresentam resultado positivo quando trabalhados em sala de aula, neste caso a metodologia utilizada foi o uso de recursos audiovisuais como ferramenta de ensino. A pesquisa ,foi realizada em uma escola da zona rural do interior de Pernambuco com alunos entre 13 e 16 anos de idade . Uma das idéias centrais do presente trabalho é que o ensino de ciências é repleto de desafios, seja este devido a utilização de aulas expositivas e tradicionais ou ainda conteúdos extensos, que ficam detidos na imaginação e no abstrato dos estudantes. Este trabalho, teve o objetivo de romper com o modelo tradicional, inserindo metodologias de ensino diferenciadas através do uso de recursos audiovisuais. Em muitas escolas no interior de Pernambuco, o uso de laboratório para as aulas de ciências é uma tarefa árdua por não existir recursos eficazes e suficientes para a pratica docente nesses espaços , sendo assim , é necessário o discente utilizar outras estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Com esse trabalho, foi possível confirmar os resultados positivos quando os recursos audiovisuais são exercidos na prática docente, foi constatado um melhor rendimento da aula tanto para os alunos como para o docente.