Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS ,NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO.

Palavra-chaves: ENSINO, CIENCIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48364
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 1026
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS ,NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "A educação e a aprendizagem dos alunos de maneira geral é sempre motivo de estudo em diversas pesquisas.Por isso, há uma necessidade de procura de metodologias de ensino que apresente desempenhos significativos na construção de conhecimento dos estudantes. A realização deste trabalho , teve como objetivo avaliar a percepção dos processos de ensino-aprendizagem que apresentam resultado positivo quando trabalhados em sala de aula, neste caso a metodologia utilizada foi o uso de recursos audiovisuais como ferramenta de ensino. A pesquisa ,foi realizada em uma escola da zona rural do interior de Pernambuco com alunos entre 13 e 16 anos de idade . Uma das idéias centrais do presente trabalho é que o ensino de ciências é repleto de desafios, seja este devido a utilização de aulas expositivas e tradicionais  ou ainda conteúdos extensos, que ficam detidos na imaginação e no abstrato dos estudantes. Este trabalho, teve o objetivo de romper com o modelo tradicional, inserindo metodologias de ensino diferenciadas através do uso de recursos audiovisuais. Em muitas escolas no interior de Pernambuco, o uso de laboratório para as aulas de ciências é uma tarefa árdua por não existir recursos eficazes e suficientes para a pratica docente nesses espaços , sendo assim , é necessário o discente utilizar outras estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Com esse trabalho, foi possível confirmar os resultados positivos  quando os recursos audiovisuais são exercidos na prática docente, foi constatado um melhor rendimento da aula tanto para os alunos como para o docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID1026_18072018095519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE AMAZONAS DA SILVA ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAGÃO"
    "autor_email" => "adrianeamazonas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48364
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 305
    "inscrito_id" => 1026
    "titulo" => "O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NATURAIS ,NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA RURAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO."
    "resumo" => "A educação e a aprendizagem dos alunos de maneira geral é sempre motivo de estudo em diversas pesquisas.Por isso, há uma necessidade de procura de metodologias de ensino que apresente desempenhos significativos na construção de conhecimento dos estudantes. A realização deste trabalho , teve como objetivo avaliar a percepção dos processos de ensino-aprendizagem que apresentam resultado positivo quando trabalhados em sala de aula, neste caso a metodologia utilizada foi o uso de recursos audiovisuais como ferramenta de ensino. A pesquisa ,foi realizada em uma escola da zona rural do interior de Pernambuco com alunos entre 13 e 16 anos de idade . Uma das idéias centrais do presente trabalho é que o ensino de ciências é repleto de desafios, seja este devido a utilização de aulas expositivas e tradicionais  ou ainda conteúdos extensos, que ficam detidos na imaginação e no abstrato dos estudantes. Este trabalho, teve o objetivo de romper com o modelo tradicional, inserindo metodologias de ensino diferenciadas através do uso de recursos audiovisuais. Em muitas escolas no interior de Pernambuco, o uso de laboratório para as aulas de ciências é uma tarefa árdua por não existir recursos eficazes e suficientes para a pratica docente nesses espaços , sendo assim , é necessário o discente utilizar outras estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Com esse trabalho, foi possível confirmar os resultados positivos  quando os recursos audiovisuais são exercidos na prática docente, foi constatado um melhor rendimento da aula tanto para os alunos como para o docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, CIENCIAS, RECURSOS AUDIOVISUAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA19_ID1026_18072018095519.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANE AMAZONAS DA SILVA ARAGÃO"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANE ARAGÃO"
    "autor_email" => "adrianeamazonas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A educação e a aprendizagem dos alunos de maneira geral é sempre motivo de estudo em diversas pesquisas.Por isso, há uma necessidade de procura de metodologias de ensino que apresente desempenhos significativos na construção de conhecimento dos estudantes. A realização deste trabalho , teve como objetivo avaliar a percepção dos processos de ensino-aprendizagem que apresentam resultado positivo quando trabalhados em sala de aula, neste caso a metodologia utilizada foi o uso de recursos audiovisuais como ferramenta de ensino. A pesquisa ,foi realizada em uma escola da zona rural do interior de Pernambuco com alunos entre 13 e 16 anos de idade . Uma das idéias centrais do presente trabalho é que o ensino de ciências é repleto de desafios, seja este devido a utilização de aulas expositivas e tradicionais ou ainda conteúdos extensos, que ficam detidos na imaginação e no abstrato dos estudantes. Este trabalho, teve o objetivo de romper com o modelo tradicional, inserindo metodologias de ensino diferenciadas através do uso de recursos audiovisuais. Em muitas escolas no interior de Pernambuco, o uso de laboratório para as aulas de ciências é uma tarefa árdua por não existir recursos eficazes e suficientes para a pratica docente nesses espaços , sendo assim , é necessário o discente utilizar outras estratégias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem. Com esse trabalho, foi possível confirmar os resultados positivos quando os recursos audiovisuais são exercidos na prática docente, foi constatado um melhor rendimento da aula tanto para os alunos como para o docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.