Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO AMBIENTAL

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48540
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 4522
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Métodos de ensino que tornem as aulas mais interessantes são necessários no processo de formação e, para a construção de um conhecimento mais amplo, especialmente, na disciplina de matemática. O objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento e percepção dos alunos de uma escola pública sobre aspectos gerais relacionados a matemática e a questões ambientais no processo de formação e no ambiente escolar. Foram aplicados questionários a alunos do 9° ano (n = 39) de uma escola pública no munícipio de Patos, Paraíba. Os alunos foram antecipadamente informados do objetivo da pesquisa, em seguida os questionários foram aplicados. Os alunos consideraram a matemática importante para a vida, entretanto, ainda possuem uma concepção isolada da disciplina, não percebendo a sua importância entre outros contextos mais amplos e outras áreas do conhecimento. A maioria dos alunos (53,8%) afirmou que tem dificuldades no aprendizado de conteúdos matemáticos e que, as aulas mais práticas, como brincadeiras ou gincanas, facilitam a aprendizagem. 62,5% acredita ser possível aprender sobre questões ambientais na disciplina de matemática e, poucos alunos afirmaram (33,3%) que na disciplina de matemática os professores envolvem o meio ambiente. O professor desempenha papel fundamental na condução das aulas para que o aprendizado dos alunos seja alcançado, para isso, metodologias mais práticas podem ser utilizadas, além das aulas tradicionais. No ensino de matemática, as questões ambientais devem ser incorporadas por meio do envolvimento da Educação Ambiental nesse processo, buscado a interação entre meio ambiente e matemática por meio da interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4522_02082018204723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA SOUSA"
    "autor_email" => "cynthiaarielly@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48540
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 434
    "inscrito_id" => 4522
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA SOBRE AS DIFICULDADES E CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO AMBIENTAL"
    "resumo" => "Métodos de ensino que tornem as aulas mais interessantes são necessários no processo de formação e, para a construção de um conhecimento mais amplo, especialmente, na disciplina de matemática. O objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento e percepção dos alunos de uma escola pública sobre aspectos gerais relacionados a matemática e a questões ambientais no processo de formação e no ambiente escolar. Foram aplicados questionários a alunos do 9° ano (n = 39) de uma escola pública no munícipio de Patos, Paraíba. Os alunos foram antecipadamente informados do objetivo da pesquisa, em seguida os questionários foram aplicados. Os alunos consideraram a matemática importante para a vida, entretanto, ainda possuem uma concepção isolada da disciplina, não percebendo a sua importância entre outros contextos mais amplos e outras áreas do conhecimento. A maioria dos alunos (53,8%) afirmou que tem dificuldades no aprendizado de conteúdos matemáticos e que, as aulas mais práticas, como brincadeiras ou gincanas, facilitam a aprendizagem. 62,5% acredita ser possível aprender sobre questões ambientais na disciplina de matemática e, poucos alunos afirmaram (33,3%) que na disciplina de matemática os professores envolvem o meio ambiente. O professor desempenha papel fundamental na condução das aulas para que o aprendizado dos alunos seja alcançado, para isso, metodologias mais práticas podem ser utilizadas, além das aulas tradicionais. No ensino de matemática, as questões ambientais devem ser incorporadas por meio do envolvimento da Educação Ambiental nesse processo, buscado a interação entre meio ambiente e matemática por meio da interdisciplinaridade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MEIO AMBIENTE, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID4522_02082018204723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA SOUSA"
    "autor_email" => "cynthiaarielly@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Métodos de ensino que tornem as aulas mais interessantes são necessários no processo de formação e, para a construção de um conhecimento mais amplo, especialmente, na disciplina de matemática. O objetivo desse trabalho foi avaliar o conhecimento e percepção dos alunos de uma escola pública sobre aspectos gerais relacionados a matemática e a questões ambientais no processo de formação e no ambiente escolar. Foram aplicados questionários a alunos do 9° ano (n = 39) de uma escola pública no munícipio de Patos, Paraíba. Os alunos foram antecipadamente informados do objetivo da pesquisa, em seguida os questionários foram aplicados. Os alunos consideraram a matemática importante para a vida, entretanto, ainda possuem uma concepção isolada da disciplina, não percebendo a sua importância entre outros contextos mais amplos e outras áreas do conhecimento. A maioria dos alunos (53,8%) afirmou que tem dificuldades no aprendizado de conteúdos matemáticos e que, as aulas mais práticas, como brincadeiras ou gincanas, facilitam a aprendizagem. 62,5% acredita ser possível aprender sobre questões ambientais na disciplina de matemática e, poucos alunos afirmaram (33,3%) que na disciplina de matemática os professores envolvem o meio ambiente. O professor desempenha papel fundamental na condução das aulas para que o aprendizado dos alunos seja alcançado, para isso, metodologias mais práticas podem ser utilizadas, além das aulas tradicionais. No ensino de matemática, as questões ambientais devem ser incorporadas por meio do envolvimento da Educação Ambiental nesse processo, buscado a interação entre meio ambiente e matemática por meio da interdisciplinaridade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.