Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 e 2017, com a colaboração de professores egressos do Programa de Residência Docente (PRD), do Colégio Pedro II, instituição Federal de pesquisa e ensino, do Estado do Rio de Janeiro. A Residência Docente teve como inspiração a Residência Médica, que garante o processo de profissionalização da classe médica e que enfatiza a relevância da resolução de problemas pela via prática. Portanto, o propósito é fomentar os diálogos já mobilizados nos ambientes acadêmicos e nas produções teóricas sobre formação em serviço, compreendendo as contribuições de políticas públicas formativas para o processo de profissionalização docente e de construção de saberes, dentro de uma perspectiva crítica, autônoma e colaborativa. Os resultados da pesquisa apontam que as contribuições do PRD são mais significativas no campo de ampliação de saberes teóricos, algumas vezes vistos de modo aligeirado durante a formação inicial do professorado, e também dentro da perspectiva organizacional da rotina de sala de aula. É preciso ainda refletir circunstancialmente sobre as propostas de formação em serviço e sobre a sua amplitude, levando em consideração que o processo de escolarização não é demanda apenas de responsabilidade do corpo docente, mas é também dever da comunidade escolar como um todo.