Este trabalho é fruto de um mapeamento realizado nas escolas da rede municipal/estadual da cidade de Guanambi-Ba, que recebem alunos com necessidades educativas especiais. Foi proposto dentro do componente curricular intitulado A Escola como Espaço Reflexivo para Experiência Pedagógico em Educação Física, do curso de graduação em Educação Física. Objetivou-se caracterizar a educação especial na rede municipal e estadual do município de Guanambi-Ba, a fim de identificar a quantidade de escolas municipais e estaduais de Guanambi que possuem a educação especial, o número de alunos dessa modalidade em cada uma das escolas e o atendimento educacional especializado que é oferecido. Vale ressaltar a importância da inserção da educação especial dentro de todos os níveis da educação escolar, desde a educação infantil até a superior. Neste sentido, nota-se a grande relevância deste estudo para os profissionais que se interessem pela educação especial na área da Educação Física Escolar, permitindo-lhes a possibilidade de ampliar um leque de reflexões e possíveis ações de intervenção, já que transversalmente é a partir da caracterização que torna possível conhecer as diversas realidades. O professor de Educação Física pode ser considerado de grande relevância no processo de inclusão desses alunos na sociedade, afinal, essa parcela de educadores já possui em seu currículo a Educação Física Adaptada, o que favorece no trabalho diante destes alunos. Porém, isso não é suficiente, é preciso que o professor continue aprofundando seus conhecimentos na área, pois só assim conseguirá desenvolver atividades que possam facilitar a inclusão de alunos com necessidades especiais não só nas escolas, mas em toda sociedade, e assim fortalecer ainda mais a luta contra o preconceito.