Atualmente, muitas discussões no Campo da Educação infantil estão se pautando em pesquisas que apontam para o ganho pedagógico relacionado à união entre a alfabetização e o lúdico, na perspectiva do letramento. Aprender brincando é uma ideia norteadora para a condução de práticas significativas de alfabetização, desde a Educação Infantil. Essa discussão permeou a proposta da formação continuada, vinculada ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa –PNAIC, 2017-2018, realiza pela Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB em parceria com a Universidade Federal da Paraíba -UFPB. Embora sendo ministrada em poucos Encontros, essa formação proporcionou trocas importantes que contemplaram estudos teóricos e vivências significativas que se estenderam até a escola, principalmente, por ter envolvido não apenas os professores, mas também os supervisores da rede municipal de João Pessoa-PB. Diante disso, nosso objetivo principal no presente artigo é socializar as vivências decorrentes da formação continuada vinculada ao PNAIC voltada para professores da Educação Infantil e supervisores da Rede Municipal de Ensino da cidade de João Pessoa-PB. Através dessa formação, tivemos a oportunidade de refletir e sistematizar os seguintes conteúdos: a brincadeira como conteúdo por excelência na educação infantil, alfabetização e letramento de crianças na Educação Infantil, o espaço alfabetizador e lúdico, professor como mediador das brincadeiras das crianças, a importância da rotina escolar e a concepção de infância vista sob o enfoque histórico e cultural.