LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGOA DO CARRO.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47748 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 6763 "titulo" => "LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGOA DO CARRO." "resumo" => "A sociedade em que vivemos está passando por transformações em que se exige progressivamente do cidadão o avanço letrado. A fala e a escrita são meios de comunicação em que o nível de conhecimento fica evidente ao utilizá-las. Tendo em vista a evolução da construção cognitiva, o presente artigo tem o objetivo de relatar a relevância que o letramento desempenha coletivamente, visando a inclusão social num trabalho de observação numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Lagoa do Carro/PE. Este estudo está fundamentado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa utilizando como base dentre outros autores, Mollica (2014). Busca-se apontar a lacuna do letramento quando os indivíduos precisam se comunicar nos parâmetros da evolução universal contemporânea. Considerando os pressupostos educacionais que embasam a ascensão social, o ensino da Língua Portuguesa tem a tarefa de preparar os alunos para a utilização da fala e da escrita de forma cidadã, tornando-os aptos a atenderem as necessidades da atualidade. Ao mesmo tempo, é importante que se coloque que o resultado deste trabalho demonstrando que é preciso um preparo maior dos professores para trabalhar situações didáticas capazes de levar em consideração que o letramento pode levar a ascensão social das pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO, INCLUSÃO SOCIAL, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID6763_09092018215747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AFONSO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DE BARROS NASCIMENTO" "autor_email" => "afonso_nascimento@outlook" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47748 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2179 "inscrito_id" => 6763 "titulo" => "LETRAMENTO E INCLUSÃO SOCIAL: PRÁTICAS DE UMA ESCOLA DE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE LAGOA DO CARRO." "resumo" => "A sociedade em que vivemos está passando por transformações em que se exige progressivamente do cidadão o avanço letrado. A fala e a escrita são meios de comunicação em que o nível de conhecimento fica evidente ao utilizá-las. Tendo em vista a evolução da construção cognitiva, o presente artigo tem o objetivo de relatar a relevância que o letramento desempenha coletivamente, visando a inclusão social num trabalho de observação numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Lagoa do Carro/PE. Este estudo está fundamentado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa utilizando como base dentre outros autores, Mollica (2014). Busca-se apontar a lacuna do letramento quando os indivíduos precisam se comunicar nos parâmetros da evolução universal contemporânea. Considerando os pressupostos educacionais que embasam a ascensão social, o ensino da Língua Portuguesa tem a tarefa de preparar os alunos para a utilização da fala e da escrita de forma cidadã, tornando-os aptos a atenderem as necessidades da atualidade. Ao mesmo tempo, é importante que se coloque que o resultado deste trabalho demonstrando que é preciso um preparo maior dos professores para trabalhar situações didáticas capazes de levar em consideração que o letramento pode levar a ascensão social das pessoas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LETRAMENTO, INCLUSÃO SOCIAL, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID6763_09092018215747.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ AFONSO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ANA MARIA DE BARROS NASCIMENTO" "autor_email" => "afonso_nascimento@outlook" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }