A sociedade em que vivemos está passando por transformações em que se exige progressivamente do cidadão o avanço letrado. A fala e a escrita são meios de comunicação em que o nível de conhecimento fica evidente ao utilizá-las. Tendo em vista a evolução da construção cognitiva, o presente artigo tem o objetivo de relatar a relevância que o letramento desempenha coletivamente, visando a inclusão social num trabalho de observação numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Lagoa do Carro/PE. Este estudo está fundamentado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa utilizando como base dentre outros autores, Mollica (2014). Busca-se apontar a lacuna do letramento quando os indivíduos precisam se comunicar nos parâmetros da evolução universal contemporânea. Considerando os pressupostos educacionais que embasam a ascensão social, o ensino da Língua Portuguesa tem a tarefa de preparar os alunos para a utilização da fala e da escrita de forma cidadã, tornando-os aptos a atenderem as necessidades da atualidade. Ao mesmo tempo, é importante que se coloque que o resultado deste trabalho demonstrando que é preciso um preparo maior dos professores para trabalhar situações didáticas capazes de levar em consideração que o letramento pode levar a ascensão social das pessoas.