Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO EXTERNA E SUAS INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EXTERNA, CURRÍCULO ESCOLAR, ENSINO PÚBLICO, IDEB, IDEB Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Ao longo da história da educação no Brasil e, consequentemente, das conquistas em torno desse direito hoje considerado público subjetivo, diferentes instrumentos foram desenvolvidos com o objetivo de aferir a qualidade da formação escolar que se oferecia. Um destes é o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice utilizado com vistas a melhoria da educação. Contudo, o que ocorre de fato é a modificação dos currículos escolares, a fim de preparar os alunos para os exames, como a Prova Brasil, e o mau uso dos dados fornecidos pelas avaliações, servindo muitas vezes para a concorrência entre escolas. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo analisar, num recorte microestrutural, as influências das avaliações em larga escala no contexto escolar, associando-as a estudos previamente feitos na literatura sobre tal temática. Temos por base pesquisas realizadas por autores como Werle (2010), Bonamino e Sousa (2012), Chirinéa e Brandão (2015), Freitas (2014) e Silva (2010). A metodologia consiste na análise da literatura prévia sobre as avaliações e associação das ideias dos estudiosos com entrevistas realizadas em duas escolas do município de Campina Grande/PB, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio. Os resultados indicaram a necessidade de melhoria nos sistemas de avaliação, de modo que seus métodos e dados possam ser mais bem utilizados, além de corroborarem a ideia de que os conteúdos abordados nos exames das avaliações externas são, por vezes, privilegiados nos currículos escolares.

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