O presente artigo teve como objetivo investigar a contribuição do uso de jogos matemáticos no processo ensino-aprendizagem de matemática em sala de aula onde se analisa a capacidade de atenção, concentração, senso direcional, domínio do conteúdo, aprendizagem entre outros. O interesse por esse tema surgiu devido à percepção de que o ensino de matemática precisa ser mais dinâmico e significativo para o aluno mostrando que as dificuldades enfrentadas podem ser resolvidas de maneiras fáceis e simples. O uso dos jogos pode melhorar e facilitar o ensino e aprendizagem em matemática, além de estimular o raciocínio, ajudar nas tomadas de decisões e nas resoluções de problemas. Foram aplicados os jogos: trilha da potenciação, jogo da memória, dominó matemático. Com alunos do 1º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Médio do Instituto Federal do Piauí – Campus Angical. Após a intervenção e análise podemos concluir que o uso de materiais lúdicos (jogos matemáticos) gera um grande interesse entre os alunos para o ensino de matemática.