Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:POSSIBILIDADES DE PROMOVER A APRENDIZAGEM, ADIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E A CIDADANIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
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      fragmentada e descontextualizada, a formação integral cidadã e crítica são temas muito discutidos\r\n
      atualmente em meio à comunidade acadêmica, nessa pesquisa busca-se analisar como o ensino de\r\n
      ciências contribui para esta formação, e de que forma ela ocorre na primeira etapa da educação básica,\r\n
      Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo que buscou identificar como são promovidas as\r\n
      possibilidades de uma educação científica que favoreça uma formação cidadã e contribua para que as\r\n
      crianças possam tornar-se sujeitos autônomos na busca do conhecimento. Nossa técnica de coleta de\r\n
      dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Considerando a especificidade\r\n
      do currículo da Educação Infantil, precisamos analisar de que maneira estão sendo promovidas\r\n
      estratégias pedagógicas que favoreçam essa formação cidadã, crítica e que favoreça a autonomia da\r\n
      criança por meio do ensino de ciências? A escola tem o dever fundamental de colocar a criança desta\r\n
      etapa em contato com o conhecimento científico, onde conceitos e bases de fenômenos naturais devem\r\n
      ser trazidos a reflexão desde a mais tenra idade. A promoção de possibilidades de difusão científica,\r\n
      devem iniciar a partir de características peculiares da faixa etária que compreende a educação infantil,\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O ensino de ciências na educação infantil ainda se apresenta, em alguns aspectos de maneira fragmentada e descontextualizada, a formação integral cidadã e crítica são temas muito discutidos atualmente em meio à comunidade acadêmica, nessa pesquisa busca-se analisar como o ensino de ciências contribui para esta formação, e de que forma ela ocorre na primeira etapa da educação básica, Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo que buscou identificar como são promovidas as possibilidades de uma educação científica que favoreça uma formação cidadã e contribua para que as crianças possam tornar-se sujeitos autônomos na busca do conhecimento. Nossa técnica de coleta de dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Considerando a especificidade do currículo da Educação Infantil, precisamos analisar de que maneira estão sendo promovidas estratégias pedagógicas que favoreçam essa formação cidadã, crítica e que favoreça a autonomia da criança por meio do ensino de ciências? A escola tem o dever fundamental de colocar a criança desta etapa em contato com o conhecimento científico, onde conceitos e bases de fenômenos naturais devem ser trazidos a reflexão desde a mais tenra idade. A promoção de possibilidades de difusão científica, devem iniciar a partir de características peculiares da faixa etária que compreende a educação infantil, que são: a curiosidade, o fascínio pelo mundo natural, a investigação e o encantamento.

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