O ensino de ciências na educação infantil ainda se apresenta, em alguns aspectos de maneira
fragmentada e descontextualizada, a formação integral cidadã e crítica são temas muito discutidos
atualmente em meio à comunidade acadêmica, nessa pesquisa busca-se analisar como o ensino de
ciências contribui para esta formação, e de que forma ela ocorre na primeira etapa da educação básica,
Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de campo que buscou identificar como são promovidas as
possibilidades de uma educação científica que favoreça uma formação cidadã e contribua para que as
crianças possam tornar-se sujeitos autônomos na busca do conhecimento. Nossa técnica de coleta de
dados utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a observação participante. Considerando a especificidade
do currículo da Educação Infantil, precisamos analisar de que maneira estão sendo promovidas
estratégias pedagógicas que favoreçam essa formação cidadã, crítica e que favoreça a autonomia da
criança por meio do ensino de ciências? A escola tem o dever fundamental de colocar a criança desta
etapa em contato com o conhecimento científico, onde conceitos e bases de fenômenos naturais devem
ser trazidos a reflexão desde a mais tenra idade. A promoção de possibilidades de difusão científica,
devem iniciar a partir de características peculiares da faixa etária que compreende a educação infantil,
que são: a curiosidade, o fascínio pelo mundo natural, a investigação e o encantamento.