Na atual conjuntura social, permeada pelos avanços tecnológicos e o surgimento de novos tipos de letramentos, a escola não pode ficar alheia a estas mudanças, precisando formar alunos em sua plenitude. Para isso, há a necessidade dos discentes compreenderem os mais variados textos, os chamados multiletramentos. Diante desta conjuntura, nota-se que o “progresso” além dos avanços tecnológicos, trouxe também o aumento da ganância humana, fazendo com que os recursos naturais sejam usados de forma irracional, gerando sérios problemas ambientais. Dessa forma, a escola precisa promover uma educação ambiental que permita aos alunos formarem uma consciência sobre a sustentabilidade da Terra. Neste âmbito, o presente estudo tem como principal objetivo relatar a aplicação de uma proposta didática com alunos do fundamental II utilizando-se dos multiletramentos a serviço da conscientização ambiental, buscando sensibilizá-los para um consumo consciente. O trabalho foi realizado no primeiro semestre de 2018 na UMEIEF Gonçala Rodrigues de Freitas em Sumé/PB, na turma de 9º ano. A proposta foi realizada pela professora de Geografia em parceria com as professoras de Ciências e Artes, onde se aplicou uma proposta didática com os seguintes multiletramentos: vídeos, documentários, filmes, internet, anúncios publicitários, poemas etc. O trabalho se mostrou satisfatório, posto que, a maioria dos alunos participou de forma positiva; afirmando no final da proposta que foram sensibilizados para mudança de seus hábitos consumistas, demonstrando a importância da sustentabilidade para se ter um planeta habitável.