Os conceitos vinculados às concepções de infâncias têm passado por várias transformações ao longo da história. Resgatar esta narrativa, faz com que possamos perceber as alterações sociais do ser criança, assim como as concepções entendidas pelos sujeitos na contemporaneidade. Assim, esse artigo trata-se de uma atividade realizada na disciplina de Seminário Temático, componente curricular do curso de pedagogia da UFPB, que teve por objetivo identificar as concepções dos estudantes do curso acerca do ser criança, a partir do paralelo referente a sua própria infância. Para alcançar tal intento, buscamos conhecer alguns aspectos relacionados à infância desses alunos, bem como suas percepções a respeito da infância contemporânea; com tais dados, refletimos acerca dos mesmos a partir de referenciais teóricos e documentais. Constatamos que existem mudanças no ser criança, mas que alguns aspectos dela ainda permanecem presentes na sociedade brasileira. Sendo assim, é de suma importância que os futuros pedagogos reconheçam e analisem essas mudanças para que compreendam a infância contemporânea com a qual terá contato em sua prática pedagógica.