O presente resumo aborda a análise da alfabetização e letramento, no modo em que elas são aplicadas na sociedade. Desde então, a alfabetização é vista como uma aquisição do sistema convencional da escrita. Já o letramento, é entendido como desenvolvimento de comportamentos e habilidades de uso competente da leitura e da escrita em práticas sociais. Distinguem-se então, tanto em relação aos objetos de conhecimento, quanto em relação aos processos cognitivos e linguísticos de aprendizagem e, portanto, do ensino desses diferentes objetos. Entretanto, esses processos devem ser considerados de forma indissociável e interdependente, ou seja, que são estritamente dependentes e não podem ser separados. Tendo em vista as definições dos conceitos, o objetivo central da pesquisa é de analisar a incoerência e ineficácia que acontece na educação, tratando-se da falha ao alfabetizar o educando, sendo ela de maneira mecânica: codificar e decodificar. Em face do exposto, ajuda a embasar o trabalho a autora Magda Soares, doutora em educação, pois ela defende a ideia que o processo de alfabetização não é uma habilidade, e sim, um conjunto de habilidades, sendo um processo de natureza multifacetada e essas facetas referem-se às perspectivas psicológicas, psicolinguísticas, sociolinguísticas e propriamente linguística. No entanto, essas facetas vêm sendo estudadas de maneira separada, o que vem acarretando a aplicabilidade fragmentada, incoerente e ineficaz. Logo, foram apresentados, em pesquisas, problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar. Dessa forma, cabe examinar o estudo desse fracasso na educação, a fim de encontrar soluções cabíveis para uma melhoria.