A microbiologia é um dos ramos da Biologia que estuda os microorganismos, e aborda temas como: bactérias, fungos, protozoários, vírus e algas unicelulares; sendo introduzido na educação básica a partir do 6º do ensino fundamental. No Brasil a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente em alguns problemas desmotivadores para os alunos tornando cada vez mais monótonas e rotineiras as aulas. Para isso, o lúdico, consegui romper com algumas das barreiras encontradas no processo ensino-aprendizagem tornando as aulas mais atrativas e contextualizadas. Deste modo, foi desenvolvido um jogo didático que aborda a biodiversidade microbiana, com fabricação simples, baixo custo e regras claras. Os microos; uma adaptação do UNO, jogo que dispõe de 54 cartas com o objetivo de diferenciar a diversidade dos micro-organismos e conhecer as suas principais características e alguns de seus representantes. Na aplicação do projeto piloto do jogo, foi submetido a analise de 50 alunos do 3º do ensino médio da escola Estadual Stela Maria dos Santos Pinto de Barros em Abreu e Lima-PE, com idades que variavam de 16 a 18 anos (3ºA) e 18 a 47 anos (3ºB). O roteiro do teste contou com: um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos sobre micro-organismos, seguido por uma aula sobre a biodiversidade microbiana com todos os assuntos abordados no jogo didático, aplicação do jogo para fixação do conteúdo e questionário de avaliação quanto ao trabalho desenvolvido como um todo. Os resultados foram muito satisfatórios, tendo um alto nível de aceitação por parte dos alunos em relação à adaptação, tendo em vista que o jogo base já era do conhecimento dos educandos.