O presente trabalho tem por objetivo debater sobre a necessidade de desenvolver práticas de ensino da matemática de forma contextualizada com o cotidiano do aluno no semiárido nordestino, buscando leva-lós a um maior êxito no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, como demonstração para uma possível contextualização de conhecimentos matemáticos, utilizamos de elementos do cotidiano dos profissionais técnicos da CAGEPA – Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, para vislumbrar a promoção de seu ensino nas escolas aproximando contextos do cotidiano da população. Partindo da realidade e contexto que vivermos, ou seja, uma época de longa estiagem e uma crise no abastecimento de água, especialmente no Cariri Ocidental da Paraíba, acreditamos que são várias as temáticas geradoras de contextualizações para o ensino da matemática, com significado, pois é uma situação vivida cotidianamente. Sabemos ainda que algumas expressões surgem cotidianamente na mídia, nas rodas de conversa e etc., onde nelas estão contidos elementos matemáticos como: "Volume morto", "10% da capacidade" e vários outros e até mesmo a própria palavra "racionamento". Então, a proposta desse trabalho foi mostrar cenários de contextualização a partir da realidade de uma categoria profissional, muito interligada a realidade do semiárido paraibano. Foi possível mostrar que os cenários, juntamente com a análise de um questionário semiestruturado aplicado junto a população, que são vários os elementos existentes para uso em sala de aula, o que possibilita aproximar a matemática do cotidiano, das profissões e da escola num objetivo comum, que é a aprendizagem de forma consistente.