ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46326 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1476 "inscrito_id" => 374 "titulo" => "ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "No Brasil de acordo com a Agencia Nacional de Petróleo o percentual obrigatório de etanol anidro no combustível é de 27% para gasolina comum desde 2015. Constantes aumentos no preço da gasolina, levou o consumidor a questionar a qualidade da gasolina adquirida nos postos de combustíveis em virtude das diversas fraudes de combustíveis relatadas na mídia. A partir deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo trabalhar o tema adulteração de combustíveis no ensino de química, através de abordagem experimental e investigativa. A metodologia foi utilizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola de Belém de Maria/Pernambuco. Através da problemática: os postos de Belém de Maria estão fornecendo gasolina adulterada aos seus consumidores? Foi realizado o experimento “Teste da Proveta” em amostras de gasolina coletada nos dois postos de combustível da cidade. Após análise das amostras coletadas, verificou-se que ambas estavam de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Este resultado, juntamente com as discussões realizadas durante a prática nos permite concluir que a abordagem investigativa por meio do estudo de uma situação-problema permitiu que os alunos compreendessem e assimilassem os conceitos químicos envolvidos no experimento. É importante ressaltar que embora o experimento proposto tenha sido simples, foi observado uma maior interação entre os alunos, uma maior compreensão dos conteúdos de química e principalmente permitiu que os alunos correlacionassem os conteúdos de química com situações do seu cotidiano. Deste modo, pode-se dizer que o experimento gerou conhecimento e principalmente, deu significado ao que foi aprendido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM INVESTIGATIVA, SITUAÇÃO-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID374_06092018122824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON F." "autor_email" => "anderson.florencio@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46326 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 1476 "inscrito_id" => 374 "titulo" => "ANÁLISE DO TEOR DE ÁLCOOL PRESENTE NA GASOLINA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA." "resumo" => "No Brasil de acordo com a Agencia Nacional de Petróleo o percentual obrigatório de etanol anidro no combustível é de 27% para gasolina comum desde 2015. Constantes aumentos no preço da gasolina, levou o consumidor a questionar a qualidade da gasolina adquirida nos postos de combustíveis em virtude das diversas fraudes de combustíveis relatadas na mídia. A partir deste cenário, o presente trabalho teve por objetivo trabalhar o tema adulteração de combustíveis no ensino de química, através de abordagem experimental e investigativa. A metodologia foi utilizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola de Belém de Maria/Pernambuco. Através da problemática: os postos de Belém de Maria estão fornecendo gasolina adulterada aos seus consumidores? Foi realizado o experimento “Teste da Proveta” em amostras de gasolina coletada nos dois postos de combustível da cidade. Após análise das amostras coletadas, verificou-se que ambas estavam de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente. Este resultado, juntamente com as discussões realizadas durante a prática nos permite concluir que a abordagem investigativa por meio do estudo de uma situação-problema permitiu que os alunos compreendessem e assimilassem os conceitos químicos envolvidos no experimento. É importante ressaltar que embora o experimento proposto tenha sido simples, foi observado uma maior interação entre os alunos, uma maior compreensão dos conteúdos de química e principalmente permitiu que os alunos correlacionassem os conteúdos de química com situações do seu cotidiano. Deste modo, pode-se dizer que o experimento gerou conhecimento e principalmente, deu significado ao que foi aprendido." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ABORDAGEM INVESTIGATIVA, SITUAÇÃO-PROBLEMA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID374_06092018122824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDERSON FLORENCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDERSON F." "autor_email" => "anderson.florencio@hotmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }