O presente artigo trata-se de uma pesquisa monográfica em andamento no município de São Luís-MA e tem por finalidade investigar quais os desafios da tríade de atendimentos para inclusão de uma estudante com Síndrome de Patau, através de um estudo de campo que busca a descrição e exploração sobre como tem se dado as intervenções e ambientes vivenciados pela estudante para sua autonomia. A pesquisa de campo tem base qualitativa e utiliza como instrumentos para coleta de dados a observação indireta e entrevistas semiestruturadas. Partindo dos estudos de Patau (1960), Ribate (2010) e Zen (2008) sobre a Síndrome de Patau, juntamente com todas suas características e da legislação de inclusão apontadas por Brasil (2002, 2008, 2015). Durante a pesquisa tem-se buscado compreender como está sendo garantido o direito à educação para estudantes com múltiplas deficiências na rede pública municipal de educação, identificando como os professores da sala de ensino regular e da sala de recursos multifuncional trabalham para promover a autonomia da estudante com Síndrome de Patau, assim também como identificar se há comunicação entre as escolas e o hospital responsável pelo tratamento da estudante. Com este estudo, espera-se identificar quais são os desafios e avanços que envolvem o atendimento educacional especializado, o atendimento educacional hospitalar e o atendimento pedagógico domiciliar para com estudantes com Síndrome de Patau.