SUJEITOS E PROCESSOS EDUCATIVOS: OS COMITÊS POPULARES DEMOCRÁTICOS (1945-1947)
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Nesse contexto do imediato pós-guerra surgem e se ramificam pelo país, com maior intensidade no Rio de Janeiro e em São Paulo, os Comitês Populares Democráticos. Capitaneados pelo PCB (denominado naquele período Partido Comunista do Brasil), desempenham um papel de considerável relevância na mobilização e organização de setores populares daquele momento, em que a cultura e a educação passam a se integrar com mais força ao rol de preocupações dos movimentos populares. Busca-se explicitar o caráter educativo dessa tentativa de organização popular, em que os Comitês Populares Democráticos se constituem em mediadores entre as demandas da população e as instituições públicas, dando visibilidade aos problemas a serem debatidos em espaços públicos e incorporados nas agendas do poder público. Os Comitês Populares Democráticos empreendem, no imediato pós-guerra, uma árdua campanha de alfabetização de adultos, visando não somente ensinar a ler e escrever, mas buscando desenvolver uma série de atividades com o objetivo de dar voz aos setores até então marginalizados da vida política, isto é, fazer avançar o processo de democratização então em curso na sociedade brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05. 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