FERREIRA, Joabi Faustino et al.. O uso da experimentação no ensino de dna. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48322>. Acesso em: 02/11/2024 17:55
RESUMO: O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma abordagem histórica da química forense através de uma sequência didática e utilizar como metodologia uma proposta dinâmica para observar o desempenho dos alunos sobre o conteúdo de DNA. Portanto sabemos que química forense é o ramo da Química que se ocupa da investigação forense no campo da química especializada, a fim de atender aspectos de interesse judiciário. Segundo Zarzuela (1995), tal ramo da Química atende basicamente as áreas de estudos da Criminalística e da Medicina Forense. Esta pesquisa consistiu de uma sequência didática que foi dividida em três momentos, aonde foram realizadas com uma amostra de 30 (trinta) alunos da urma de 3° ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral Orlando Venãncio dos santos - Cuité - PB. Assim para melhor compreensão foi feito um experimento químico com intuito de organizar o conhecimento científico. Espera-se que a utilização da sequência didática com predominância de aulas dinâmicas com experimentos e materiais didáticos demonstre uma melhora no desempenho dos alunos quanto ao assunto abordado. Como resultado esperado teremos a interpretação dos dados científicos, exploração e comparações das técnicas de obter DNA, onde sera realizados debates em grupo, resoluções de exercícios, questionamentos ao professor e curiosidades.