Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CÍRCULOS DE LEITURA DE RILDO COSSON: DESENVOLVENDO O ENSINO DE LITERATURA E O PROTAGONISMO JUVENIL

Palavra-chaves: CÍRCULOS DE LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, PROTAGONISMO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48445
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1406
    "inscrito_id" => 5167
    "titulo" => "OS CÍRCULOS DE LEITURA DE RILDO COSSON: DESENVOLVENDO O ENSINO DE LITERATURA E O PROTAGONISMO JUVENIL"
    "resumo" => "A leitura de textos literários pode proporcionar o contato com um universo enriquecedor. Os Personagens que habitam esses espaços, as tramas realistas ou mágicas, poéticas ou históricas, o tempo cronológico ou psicológico, a descrição dos diferentes espaços, o modo particular de enunciação dessas histórias e, principalmente, o esforço empreendido no sentido de estabelecer relações e significados, permitem ao leitor um sair de si que o faz entender melhor sua própria realidade e o seu papel social. No entanto, reconhece-se que a literatura está presente na sociedade atual por meio de diferentes veículos como filmes, jogos, quadrinhos, músicas, imagens, entre outros. Desse modo, esse artigo apresenta os resultados de um projeto que pretende estimular os jovens do Ensino Médio, público a que o projeto se destina, a ler literatura e a reconhecer os elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e também motivar o compartilhamento de suas experiências, suas expectativas e seu protagonismo, por meio de debates desenvolvidos em sala e também por meio das produções textuais realizadas. Assim, esse projeto de leitura segue norteado por Rildo Cosson e sua obra Círculos de leitura e letramento e duas importantes correntes da crítica literária, a primeira, a Narratologia, orienta a primeira parte de investigação da narrativa, de modo a estimular o desvendamento do texto, os elementos da narrativa, o discurso do narrador, a composição do personagem, do espaço e do tempo, as configurações de linguagem e, na sequência, o trabalho com a construção do significado do texto a partir do compartilhamento de experiências de leitura e de vida, orientado pela Estética da Recepção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "CÍRCULOS DE LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, PROTAGONISMO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5167_05092018172428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA CARVALHO"
    "autor_email" => "anacris.brito@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48445
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1406
    "inscrito_id" => 5167
    "titulo" => "OS CÍRCULOS DE LEITURA DE RILDO COSSON: DESENVOLVENDO O ENSINO DE LITERATURA E O PROTAGONISMO JUVENIL"
    "resumo" => "A leitura de textos literários pode proporcionar o contato com um universo enriquecedor. Os Personagens que habitam esses espaços, as tramas realistas ou mágicas, poéticas ou históricas, o tempo cronológico ou psicológico, a descrição dos diferentes espaços, o modo particular de enunciação dessas histórias e, principalmente, o esforço empreendido no sentido de estabelecer relações e significados, permitem ao leitor um sair de si que o faz entender melhor sua própria realidade e o seu papel social. No entanto, reconhece-se que a literatura está presente na sociedade atual por meio de diferentes veículos como filmes, jogos, quadrinhos, músicas, imagens, entre outros. Desse modo, esse artigo apresenta os resultados de um projeto que pretende estimular os jovens do Ensino Médio, público a que o projeto se destina, a ler literatura e a reconhecer os elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e também motivar o compartilhamento de suas experiências, suas expectativas e seu protagonismo, por meio de debates desenvolvidos em sala e também por meio das produções textuais realizadas. Assim, esse projeto de leitura segue norteado por Rildo Cosson e sua obra Círculos de leitura e letramento e duas importantes correntes da crítica literária, a primeira, a Narratologia, orienta a primeira parte de investigação da narrativa, de modo a estimular o desvendamento do texto, os elementos da narrativa, o discurso do narrador, a composição do personagem, do espaço e do tempo, as configurações de linguagem e, na sequência, o trabalho com a construção do significado do texto a partir do compartilhamento de experiências de leitura e de vida, orientado pela Estética da Recepção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "CÍRCULOS DE LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, PROTAGONISMO SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5167_05092018172428.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA CARVALHO"
    "autor_email" => "anacris.brito@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A leitura de textos literários pode proporcionar o contato com um universo enriquecedor. Os Personagens que habitam esses espaços, as tramas realistas ou mágicas, poéticas ou históricas, o tempo cronológico ou psicológico, a descrição dos diferentes espaços, o modo particular de enunciação dessas histórias e, principalmente, o esforço empreendido no sentido de estabelecer relações e significados, permitem ao leitor um sair de si que o faz entender melhor sua própria realidade e o seu papel social. No entanto, reconhece-se que a literatura está presente na sociedade atual por meio de diferentes veículos como filmes, jogos, quadrinhos, músicas, imagens, entre outros. Desse modo, esse artigo apresenta os resultados de um projeto que pretende estimular os jovens do Ensino Médio, público a que o projeto se destina, a ler literatura e a reconhecer os elementos estéticos do gênero conto que são geradores de sentido e responsáveis pela literariedade do texto e também motivar o compartilhamento de suas experiências, suas expectativas e seu protagonismo, por meio de debates desenvolvidos em sala e também por meio das produções textuais realizadas. Assim, esse projeto de leitura segue norteado por Rildo Cosson e sua obra Círculos de leitura e letramento e duas importantes correntes da crítica literária, a primeira, a Narratologia, orienta a primeira parte de investigação da narrativa, de modo a estimular o desvendamento do texto, os elementos da narrativa, o discurso do narrador, a composição do personagem, do espaço e do tempo, as configurações de linguagem e, na sequência, o trabalho com a construção do significado do texto a partir do compartilhamento de experiências de leitura e de vida, orientado pela Estética da Recepção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.