Pesquisas realizadas com o intuito de avaliar a abordagem dos conteúdos de Botânica destacam que, nessa área, o ensino é oferecido de maneira tradicional, excessivamente teórico, descritiva e pouco relacional. Como consequência, os resultados demonstram que ela, normalmente, é tida como uma Ciência considerada pouco interessante pelo público em geral e, especialmente, por estudantes dos diversos níveis de ensino (fundamental, médio e superior). O uso de diferentes recursos, tais como experimentos, jogos, modelos, aulas práticas, entre outros, podem despertar a motivação e o interesse dos alunos, facilitando a compreensão de fenômenos naturais e de concepções científicas. Sendo assim, a aprendizagem dos conteúdos de Botânica pode ser otimizada com o uso de atividades diferenciadas que possibilitem aos discentes vivenciarem os temas previamente trabalhados de forma contextualizada. Nesse cenário, o presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver diferentes tipos de atividades e materiais a fim de fornecer subsídios para uma melhor relação de ensino e aprendizagem da Botânica do ensino médio, tais como aulas práticas, jogos, desenvolvimento de modelos, entre outros recursos, bem como avaliar a eficiência da aplicação dessas diferentes atividades no processo de ensino-aprendizagem, visando beneficiar docentes e discentes. Os resultados obtidos nas atividades propostas possibilitaram perceber a iminente necessidade de novas abordagens no ensino. Foi possível identificar também que o simples fato de inovar, trazendo alternativas diferenciadas, podem ser um começo optativo para estimular o interesse e a compreensão dos alunos pelos temas relacionados à Botânica.