EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS E ADULTOS EM BAIA DA TRAIÇÃO – PB
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 533 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS E ADULTOS EM BAIA DA TRAIÇÃO – PB" "resumo" => "A pesquisa intitulada ‘EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. Práticas educativas com jovens e adultos em Baia da Traição – PB constitui-se resultado dos estudos de pesquisa do Curso de Especialização em Pedagogia, sendo vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS – CNPq-UFPB, sendo um estudo sobre o fenômeno do interrompimento dos estudos no horário noturno dos jovens e adultos. Não podemos tratar como banalidade, atribuindo à falta de escolas ou debitando ao mundo do trabalho. O fenômeno foi pesquisado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, situada em Baia da Traição/Paraíba, no período de 2004 a 2008. No processo de investigação foi utilizada a pesquisa-ação promovendo o envolvimento dos sujeitos nos diálogos, levantamentos e analise de dados. Para tal, ancorou-se nos fundamentos propostos por BRANDÃO (2000) e FRANCO (2005). A pesquisa identificou que o fenômeno da desistência escolar –tipificada como: evasão, desistência, reprovação – foi resolvido com a utilização do Projeto Pedagógico “Sexta Cultural” era vivenciado na escola, sendo prática educativa exitosa com o ensino de Jovens e Adultos. Na investigação do fenômeno verificou-se que a valorização do capital cultural e o capital social enquanto estruturas, estruturantes, estruturadas do Habitus (BOURDIEU, 1999), articulado com a teoria dialógica (FREIRE, 2000), PALHANO SILVA (2004), contribuem para abordar o fenômeno escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Prática educativa, Capital social, Capital cultural, Habitus" "idioma" => "Português" "arquivo" => "04d89b9988f76d14ea2548d40f466aab_1731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILDA DE AZEVEDO BERNARDO" "autor_nome_curto" => "ROSILDA AZEVEDO" "autor_email" => "rosildaazevedo-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 533 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 416 "inscrito_id" => 1731 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. PRÁTICAS EDUCATIVAS COM JOVENS E ADULTOS EM BAIA DA TRAIÇÃO – PB" "resumo" => "A pesquisa intitulada ‘EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA FORMAÇÃO DO HABITUS. Práticas educativas com jovens e adultos em Baia da Traição – PB constitui-se resultado dos estudos de pesquisa do Curso de Especialização em Pedagogia, sendo vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS – CNPq-UFPB, sendo um estudo sobre o fenômeno do interrompimento dos estudos no horário noturno dos jovens e adultos. Não podemos tratar como banalidade, atribuindo à falta de escolas ou debitando ao mundo do trabalho. O fenômeno foi pesquisado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Matias Freire, situada em Baia da Traição/Paraíba, no período de 2004 a 2008. No processo de investigação foi utilizada a pesquisa-ação promovendo o envolvimento dos sujeitos nos diálogos, levantamentos e analise de dados. Para tal, ancorou-se nos fundamentos propostos por BRANDÃO (2000) e FRANCO (2005). A pesquisa identificou que o fenômeno da desistência escolar –tipificada como: evasão, desistência, reprovação – foi resolvido com a utilização do Projeto Pedagógico “Sexta Cultural” era vivenciado na escola, sendo prática educativa exitosa com o ensino de Jovens e Adultos. Na investigação do fenômeno verificou-se que a valorização do capital cultural e o capital social enquanto estruturas, estruturantes, estruturadas do Habitus (BOURDIEU, 1999), articulado com a teoria dialógica (FREIRE, 2000), PALHANO SILVA (2004), contribuem para abordar o fenômeno escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Prática educativa, Capital social, Capital cultural, Habitus" "idioma" => "Português" "arquivo" => "04d89b9988f76d14ea2548d40f466aab_1731.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSILDA DE AZEVEDO BERNARDO" "autor_nome_curto" => "ROSILDA AZEVEDO" "autor_email" => "rosildaazevedo-@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }