O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional.