Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN

Palavra-chaves: Recursos Didáticos, Prodocência, Prática Pedagógica;, Formação Inicial, Curso De Pedagogia Comunicação Oral 33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 556
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1937
    "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN"
    "resumo" => "O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Recursos didáticos, Prodocência, Prática pedagógica;, Formação inicial, Curso de pedagogia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "136f951362dab62e64eb8e841183c2a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALLY ALBINO DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "SONALLY ALBINO"
    "autor_email" => "sonally_mp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 556
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 544
    "inscrito_id" => 1937
    "titulo" => "OS RECURSOS DIDÁTICOS NUM LABORATÓRIO DE PRÁTICAS ESCOLARES E NUMA ESCOLA PÚBLICA DO RN"
    "resumo" => "O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "33 - EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁXIS PEDAGÓGICA"
    "palavra_chave" => "Recursos didáticos, Prodocência, Prática pedagógica;, Formação inicial, Curso de pedagogia"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "136f951362dab62e64eb8e841183c2a9.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SONALLY ALBINO DA SILVA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "SONALLY ALBINO"
    "autor_email" => "sonally_mp@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O artigo apresenta a utilização de recursos didáticos na prática pedagógica como necessários no processo de assimilação dos conteúdos. Este trabalho é fruto de dois momentos: o primeiro, a catalogação dos materiais disponíveis no Laboratório de Práticas Escolares da Faculdade de Educação – FE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, como atividade integrante do Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCENCIA/ FE/ UERN; e o segundo, uma pesquisa de campo no intuito de perceber quais os recursos disponíveis numa escola pública e como eles estão sendo utilizados por professores e alunos. Os tipos de pesquisa utilizados foram: documental, tendo como fontes o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e Língua Portuguesa; e de campo, com a realização de uma entrevista com duas Coordenadoras pedagógicas de uma instituição escolar que oferta Educação infantil e Fundamental I. Percebe-se a importância dos recursos didáticos para uma prática docente mais dinâmica e interativa que busca promover a autonomia da criança na apropriação dos conhecimentos. No entanto, a escassez e a pouca diversidade dos recursos didático-pedagógicos disponíveis tanto no Laboratório quanto na escola investigada conduzem a uma reflexão sobre a formação inicial de competências dos futuros pedagogos, bem como sobre a prática realizada durante o exercício profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.