O presente artigo adota como metodologia o estudo de caso para relatar uma experiência vivida por um estudante de Pedagogia, durante o estágio supervisionado em uma escola da cidade do Natal/RN, no processo de ensino e aprendizagem de uma criança, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, portador do Transtorno do Espectro Autista – TEA. Delineou-se como objetivos: explorar o uso de um Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo, denominado SCALA, como forma metodológica de inclusão escolar da criança com Transtorno do Espectro Autista; descrever sobre a importância pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para melhoria do aprendizado das crianças com necessidades educativas especiais; elaborar orientações didáticas em prol da educação inclusiva da escola potiguar, buscando contribuir com o trabalho pedagógico dos professores e dos estagiários. Obteve-se como resultados de pesquisa, a percepção de que tal ferramenta tecnológica é um excelente suporte educativo, porque pode favorecer a comunicação de estudantes com TEA, sua interação com as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), consequentemente, sua inclusão, socialização e ampliação de suas aprendizagens escolares. Dessa forma, conclui-se que existem novas possibilidades de usar as tecnologias assistivas como forma metodológica de ensinar e acessar a cultura digital, contribuindo, assim, para os avanços na aprendizagem infantil e nos estudos desses estudantes com necessidades educativas especiais.