O presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com alunos de uma escola de Ensino Fundamental na cidade de Marcação–PB, com o objetivo de relatar os resultados obtidos mediante a aplicação de uma oficina pedagógica com uma turma do nono ano da escola pesquisada, no âmbito do Projeto PROLICEN – Programa de Licenciaturas da UFPB CAMPUS IV, intitulado: “O uso das TIC no Ensino da Matemática no Ensino Fundamental.” A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que os alunos do nono ano do ensino fundamental, vivenciaram e utilizaram o uso de um objeto de aprendizagem cujo intuito era favorecer a compreensão do conteúdo de equação do primeiro grau e para isso utilizamos um Objeto de Aprendizagem intitulado Balança das Equações, disponível no site da RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. Após a realização da oficina foi possível constatar que os alunos conseguiram compreender como funciona uma equação do primeiro grau, mediante as manipulações no objeto de aprendizagem balança das equações os alunos observaram que uma equação exibe uma relação de igualdade. Diante da experiência vivenciada inferimos que se faz necessário cada vez mais investir na formação dos professores, no que se refere a importância de se inserir os recursos tecnológicos disponíveis no ensino, não só da Matemática como das demais disciplinas do currículo escolar.