Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIA SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO SUPERIOR: O RELATO DE UMA ESTUDANTE SURDA EM UMA ESCOLA INCLUSIVA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SURDEZ, ESCOLA INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado por uma estudante surda. Ela estuda licenciatura matemática na Universidade do Estado da Bahia – Campus X e para ela foi a primeira experiência como professora em uma escola inclusiva. A estudante é também a primeira estudante surda matriculada no Campus, desse modo esse estágio foi um processo de aprendizagem para todos os envolvidos. A metodologia apresentada trabalha com uma abordagem qualitativa porque enfatiza o processo e não o produto e o método é uma pesquisa narrativa, pois relata os fatos e experiências do pesquisador. Esse artigo tem uma particularidade, foi escrito pela orientadora e pela estudante surda, por esse motivo a escrita em alguns tópicos apresenta as especificidades da cultura surda no que diz respeito a língua portuguesa. Não considera erro, mas sim a forma do surdo compreender e interpretar a escrita em português. Os autores que embasaram esse trabalho foram Pimenta e Lima (2005/2006), Sá (2011), Quadros (2006), dentre outros. O resultado foi a experiência de estágio em uma escola inclusiva por uma estudante surda do curso de matemática no qual vivenciou a prática docente.

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